O Facebook e o Google mantiveram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no ranking de melhores canais para campanhas publicitárias de instalação de apps, elaborado pela AppsFlyer com dados do primeiro semestre deste ano. As duas redes ocupam essas posições tanto nas categorias de jogos quanto de não-jogos e tanto em volume de instalações não-orgânicas quanto em um ranking de qualidade da instalação, que leva em conta também a retenção do usuário. A AppsFlyer destaca ainda o crescimento de 23% do Google em volume de instalações não-orgânicas durante o primeiro semestre, especialmente em mercados emergentes, atribuído à sua estratégia de UAC (Universal App Campaign).

Porém, no ranking de retorno sobre o investimento, que considera também os custos das campanhas, a liderança fica com a CrossInstall na categoria de games, seguida por AppLovin e Apple. Facebook aparece em quarto e Google, em sétimo. Por esse mesmo critério, na categoria de não-jogos, a ordem é Facebook, Google, Apple, AppLovin e IronSource.

A AppsFlyer informa ainda que a proporção de instalações fraudulentas em apps é quatro vezes maior que em jogos. As categorias mais afetadas são as de m-commerce, estilo de vida e utilitários, nesta ordem.

O index da AppsFlyer analisou 14,5 bilhões de instalações de 8,2 mil apps através de 250 adnetworks, além de 25 bilhões de aberturas de apps. O relatório pode ser acessado aqui.

 

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