Em cinco meses de operação, as soluções de segurança Protect Call, da DMA, bloquearam 500 mil chamadas telefônicas de golpistas que tentam se passar pela central de atendimento de bancos e fintechs. Atualmente 10 instituições financeiras estão utilizando esses serviços da DMA, incluindo Banco do Brasil, Itaú, C6, BMG, Banco Pan e Carrefour. Outras dez devem aderir nas próximas semanas.

A DMA desenvolveu soluções de segurança a pedido de seus clientes, aproveitando a comunidade corporativa que construiu ao longo dos últimos anos no Brasil para o seu serviço de digitalização de chamadas para call center – quando o cliente liga para a central, uma menu digital de autoatendimento é exibido na tela do seu smartphone. Essa comunidade é composta por mais de 150 empresas e 72 apps que têm o SDK da DMA embarcado. Hoje, 130 milhões de smartphones no Brasil estão conectados à plataforma da DMA através desses apps. Ou seja, são praticamente todos os smartphones em operação no país.

Como funciona a Protect Call?

protect call

Mensagem apresentada pela Protect Call quando bloqueia uma chamada

A Protect Call bloqueia chamadas de golpistas recebidas pelo smartphone do usuário e exibe uma mensagem na tela informando sobre a tentativa de fraude (veja o exemplo ao lado).

A beleza da solução é justamente o fato de funcionar com todos os smartphones com apps que têm o SDK da DMA instalado, independentemente da empresa. Ou seja, se o consumidor tiver um app de uma empresa da comunidade DMA em seu smartphone e receber uma chamada fraudulenta tentando se passar por outro membro da comunidade, essa ligação será bloqueada, mesmo que o aparelho não tenha o app da empresa-alvo instalado.

São bloqueadas apenas as ligações que vierem de números telefônicos fixos pré-cadastrados pelas empresas que utilizam a solução. Trata-se números que as companhias já constataram ser usados por golpistas – muitas vezes são parecidos com os números verdadeiros, apenas trocando algum dígito ou o DDD. Mas também podem ser números verdadeiros dessas empresas mas que são utilizados apenas para recebimento de ligações, não para a realização de ligações – neste caso, os golpistas utilizam recursos para substituir o seu número pelo da empresa. A Protect Call tem atualmente cerca de 2 mil números de golpistas cadastrados.

A DMA oferece também a opção Protect Call Alert. Neste caso, em vez de bloquear a chamada, é exibida uma mensagem na tela do smartphone, alertando que talvez se trate de uma tentativa de golpe e dando dicas para o usuário final.

Existe ainda um terceiro serviço batizado como Protect Call Message e que consiste em bloquear a realização de chamadas pelo consumidor para números telefônicos dos golpistas. Em geral, esses números falsos aparecem em mensagens de texto que tentam se passar por uma comunicação de um banco pedindo para o cliente entrar em contato por telefone.

Uma quarta solução desenvolvida debaixo do mesmo guarda-chuva é a Safe Call, cujo objetivo é confirmar a identidade do usuário que entra em contato com a empresa. Para isso, a solução exibe uma mensagem no smartphone do consumidor perguntando se é ele mesmo que está em uma ligação com o call center da referida empresa. A ideia é impedir que fraudadores tentem se passar por outras pessoas no contato com um call center.

Modelo de negócios

Para o uso dos produtos do portfólio de segurança da DMA é cobrada uma taxa mensal fixa que varia de acordo com o segmento da empresa e o tamanho da sua base de clientes. A quantidade de chamadas bloqueadas ou de números de golpistas cadastrados não interfere no valor.

“Decidimos que nossa receita não poderia ser diretamente proporcional à quantidade de golpes. Não queremos ganhar dinheiro com os golpistas”, explica a CEO da DMA Brasil, Flávia Pollo Nassif, em conversa com Mobile Time.

MobiMeeting Finance + ID

Flávia Pollo Nassif fará uma apresentação sobre a Protect Call durante o MobiMeeting Finance + ID, dia 30 de outubro, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados no evento:

Adriana Umeda, head de risco, Visa

Alexandre de Oliveira, vice-presidente de risco e compliance, Getnet

Ana Karina Scarlato, vice-presidente de produtos e inovação de mercado, Mastercard

Bruno Lopes, head de operações, Binance

Caio Borges, country manager Brasil, Infobip

Carlos Alves, vice-presidente executivo de tecnologia e negócios, Cielo

Daniel Pires, diretor de dados, crédito e risco, Agibank

Enylson Camolesi, presidente, ITI

Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente geral de combate a fraudes, Nubank

Felipe Schepers, COO, Opinion Box

João Del Nero, head de vendas de data analytics, Embratel

José Rocha, coordenador-geral de Planejamento, Inovação e Integração para Segurança Pública, Ministério da Justiça e Segurança Pública

Leandro Garcia, diretor sênior de soluções de pagamentos digitais, Visa, e coordenador do GT de Click to Pay, Abecs

Luiz Ramalho, CEO, Magie

Marco Antônio Gomes, coordenador do processo de acompanhamento da relação entre prestadoras, Anatel

A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br

Ilustração: Nik Neves para Mobile Time

 

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