Tempo é dinheiro. Essa relação é especialmente nítida quando se trata de comércio móvel. Cada segundo a mais que se leva para a abertura de uma tela dentro de um app ou de uma página em um site de m-commerce representa uma redução direta nas vendas. Para Alex Soares, arquiteto sênior de inovação da Exceda, empresa especializada em otimização de sites, o conteúdo de uma página de m-commerce no Brasil não pode demorar mais que cinco segundos para ser carregado.

Soares entende que o segmento de m-commerce é o mais sensível à questão. Em sites de outra natureza, o usuário aceita esperar um pouco mais. Para sites móveis de mídia, ele considera que o limite máximo aceitável no Brasil seria de 10 segundos para a abertura de uma página. "Mais do que isso as pessoas perdem o foco. Há muita distração", explica. No desktop o limite aceitável é ainda menor: quatro a cinco segundos.

Há várias técnicas para se acelerar o download de conteúdo de uma página em um site móvel. A primeira, e mais óbvia, é reduzir o peso da página, diminuindo a resolução de imagens e simplificando banners de propaganda. Soares entende que 1,5 MB é um tamanho máximo aceitável para uma página móvel de um veículo de mídia, por exemplo. Outra técnica que contribui é o caching de conteúdo mais próximo do usuário. E, obviamente, a qualidade da rede celular faz toda a diferença.

Segundo Soares, os setores que mais têm demandado soluções de otimização de sites móveis no Brasil atualmente são os de m-commerce, mídia, serviços financeiros e sites corporativos em geral.

 

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