29 Privacidade

Ilustração: Cecília Marins

A Meta foi multada em 346,7 milhões de liras (US$ 18,6 milhões) pela autoridade de concorrência da Turquia, nesta quarta-feira, 26. A sanção se deu porque a companhia infringiu as leis de concorrência do país.

O órgão regulador turco afirmou que a big tech tem uma posição dominante nos serviços de redes sociais e publicidade online de vídeo. Isso acaba obstruindo a competitividade, já que a companhia une dados coletados nas suas várias plataformas – Facebook (Android, iOS), Instagram (Android, iOS) e WhatsApp (Android, iOS). Esse é um dos pilares dos seus negócios, obter informações da mesma pessoa em diferentes redes sociais e formar um perfil para venda de publicidade.

A investigação começou em 2021, após atualização global nos termos de uso do WhatsApp, autorizando o Facebook e subsidiárias a coletarem dados dos usuários, como número de telefone e localização. 

Na decisão, o órgão disse que a Meta deverá cessar as violações das leis e instaurar novamente a competitividade nesses mercados, preparando relatórios anuais sobre como isso será feito pelos próximos cinco anos. Após aprovação final da decisão, a companhia terá um mês para notificar o órgão sobre as medidas que vai tomar e deve demorar no máximo seis meses para começar a implantação.

“Ao combinar os dados coletados pela [Meta] dos serviços do Facebook, Instagram e WhatsApp, ela causa a deterioração da concorrência, tornando mais difícil para os concorrentes com serviços de redes sociais pessoais operar nos mercados de publicidade online, e cria barreiras à entrada no mercado”, disse a autoridade turca, na decisão.

A Meta, cuja multa foi baseada na sua receita no ano de 2021, pode entrar com recurso contra decisão em até 60 dias. Um porta-voz contou à Reuters que a companhia não concorda com a investigação e vai considerar todas as opções. Segundo a Meta, não houve mudanças nas práticas de compartilhamento de dados no WhatsApp. 

“A atualização de 2021 não pediu para que os usuários concordassem em permitir que o Facebook coletasse dados de usuários. Ela forneceu informações mais claras e detalhadas aos nossos usuários sobre como e por que usamos dados”, afirmou.  

 

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