Sucesso de 2004 no console PlayStation 2, o game Grand Theft Auto: San Andreas chegará em dezembro para dispositivos móveis. A produtora Rockstar anunciou nesta terça, 26, que irá lançar uma versão do jogo de mundo aberto para smartphones e tablets com os sistemas iOS, Android, Kindle (naturalmente para os tablets Kindle Fire apenas) e Windows Mobile. Para os dispositivos da Apple, haverá a vantagem de o aplicativo usar a nova funcionalidade do iOS 7, que permite conectar joysticks externos ao iPhone ou iPad.

Já que os devices possuem potência de sobra para rodar o GTA: San Andreas de maneira fiel, a produtora resolveu melhorar alguns aspectos técnicos do jogo, como novos gráficos remasterizados (incluindo sombras dinâmicas e detalhadas), maior distância de horizonte (ou seja, elementos não vão surgir de repente no cenário), maior paleta de cor e modelos de carros e de personagens melhorados. Para lidar com a interface touchscreen, o usuário poderá escolher novos esquemas de controles para direção e para ação. A empresa afirma que mais detalhes e data de lançamento serão divulgados nas próximas semanas.

GTA é uma série de jogos de mundo aberto (sandbox) que revolucionou a indústria de videogame ao oferecer a liberdade de ignorar a história principal, mas também com a polêmica de incluir violência e temas sexuais. O título mais recente, GTA V, vendeu 29 milhões de cópias em menos de um mês de lançamento (que foi em setembro deste ano), fazendo dele a maior venda de produto de entretenimento da história. A Rockstar produziu para dispositivos móveis versões fieis de GTA 3, GTA Vice City e da versão portátil GTA Chinatown Wars.