O Outback lançará um app em PWA (Progressive Web App) e um bot para seus consumidores entre o final de 2018 e começo de 2019. Em conversa com Mobile Time nesta segunda-feira, 26, durante o evento Mobi-ID, em São Paulo, o CIO da Bloomin’ Brands (controladora da cadeia de restaurantes), Caio Fernandes, confirmou o lançamento dessas soluções que têm como objetivo diminuir as fricções comerciais e melhorar o relacionamento com os clientes.
“Nós tivemos um período de discussão se faríamos PWA ou app. Entre idas e vindas, nós selecionamos o PWA que será complementado com um bot”, disse Fernandes. “Lançaremos um produto viável (MVP) em dezembro, e entra no ar no mês que vem, mesmo”.
Na visão do executivo, a escolha pelo PWA foi uma questão de “sobrevivência”, uma vez que não teria espaço na tela do usuário, como acontece com os aplicativos de delivery, exemplificou. Neste sistema criado pela Bloomin’ Brands em parceria com a Hive, o app pode ser acessado via navegador e o bot funcionará no Messenger, podendo ser usado dentro do PWA.
Em seu começo, o chatbot do Outback trabalhará apenas como FAQ. Para um segundo momento, começará a trabalhar com a operação comercial de lista de espera para os clientes ficarem na fila de um dos 100 restaurantes da rede. E, em um terceiro momento, o bot terá a opção de recompra de produtos, como bebidas e entradas. O FAQ funcionará entre dezembro e janeiro com o app PWA; a opção de lista de espera funcionará entre janeiro e fevereiro; e a recompra de produtos será lançada entre o final do primeiro e começo do segundo trimestre de 2019.
Questionado sobre e expectativas das soluções, Fernandes não quis dar um número exato, mas lembrou que o app norte-americano do Outback (que não tem relação com a operação brasileira) tem mais de 20 mil downloads naquele país, de acordo com dados da App Annie. Além disso, ele frisou que o potencial é forte, uma vez que o sistema de recompensas da cadeia de restaurantes, o Meu Outback, possui mais de 2,5 milhões de clientes cadastrados.
Cupons
Outra novidade que a companhia adotou recentemente é a cuponeria digital, ou seja, cupons que dão uma recompensa ou descontos nos restaurantes. Antes, esta solução era entregue nas loja. Agora, em formato totalmente digital, os cupons têm reconhecimento de origem e destino. Isso envolve inclusive as ações de marketing da empresa em rádios online, de modo que consiga acompanhar qual promoção, em qual local e com qual público foi mais efetiva.