Depois de muitas idas e vindas no Congresso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor com uma série de regras para a coleta, o armazenamento e o uso de dados por empresas. Tudo deve ser feito com transparência e com o consentimento expresso do consumidor. Diante desse novo cenário, Mobile Time decidiu apurar a proporção de internautas brasileiros que já receberam uma chamada telefônica de televendas no celular com dados pessoais que não reconhecem ter compartilhado com a empresa que ligou. Ou seja, uma ação que fere a LGPD e contra a qual caberia sanção, tanto para a empresa que telefonou quanto para aquela que forneceu os contatos do consumidor. Para tanto, a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de senhas e biometria adicionou a seguinte pergunta: “Você já recebeu uma ligação de telemarketing procurando pelo seu nome, no seu celular, tentando vender um produto ou serviço de uma empresa para a qual você não se recorda de ter fornecido seus dados pessoais?”. 86% dos entrevistados responderam que sim.

A proporção é maior entre aqueles das classes A e B (91%) mas afeta também de maneira significativa as pessoas das classes C, D e E (85%). É um pouco menos comum entre os jovens de 16 a 24 anos (83%) e afeta mais aqueles com 25 anos ou mais (88%).

E o problema está piorando. 44% das pessoas que já receberam esse tipo de spam telefônico afirmam que a frequência de tais chamadas aumentou nos últimos 12 meses, enquanto 24% relatam que ficou igual e 32%, que diminuiu.

Infelizmente, porém, apenas metade dos internautas brasileiros com smartphone (52%) já  ouviram falar na LGPD. Na população em geral esse percentual deve ser ainda menor, pois a pesquisa aponta uma diferença significativa por classe social. Enquanto 67% dos respondentes das classes A e B declaram já ter ouvido falar na nova lei, a proporção é de 48% entre aqueles das classes C, D e E. Há também uma diferença por faixa etária. os jovens de 16 a 29 anos estão menos cientes da LGPD (48%) que os grupos de 30 a 49 anos (54%) e com 50 anos ou mais (55%).

Para essa pesquisa foram entrevistados 2.036 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, entre os dias 13 e 26 de outubro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório integral da pesquisa está disponível para download gratuito neste link.

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