A Asper é uma empresa de cibersegurança brasileira voltada para a proteção de ativos digitais. Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, a companhia também está presente nos Estados Unidos (Nova Iorque) e pretende expandir ainda mais sua atuação no país a partir de 2025. E, se seu início foi como revendedora de software, atualmente, seu forte está nas ofertas de camadas de serviço.
“Nossa grande aposta é no mercado norte-americano. Atualmente, a operação no Brasil é muito sólida, grande. Temos tudo em mãos para oferecer esse mesmo serviço por lá”, conta Theo Brazil, diretor de operações da Asper, em conversa recente com Mobile Time.
“É claro que existem as legislações particulares de cada país, mas o time está pronto para expandir ainda mais nos Estados Unidos. Temos feito grandes investimentos para crescer a nossa operação na região. E no Canadá, também”, explica.
Camada de serviço da Asper
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Theo Brazil, diretor de operações da Asper. Crédito: divulgação
A Asper começou como revendedora de software e, aos poucos, passou a acrescentar camadas de serviços com profissionais qualificados.
“A camada de serviço é o nosso forte hoje em dia. E o desafio que temos (o mundo) é a falta de profissionais qualificados. Tentamos suprir esse problema para os nossos clientes porque, se cada um deles resolver montar seu time interno de segurança, isso será impossível. Não existe essa quantidade de profissionais capacitados disponíveis no mercado. A gente quer prestar esse serviço em grande escala, protegendo centenas de empresas ao mesmo tempo”, afirma Vital.
A Asper monitorou mais de 1,53 trilhão de eventos em 2024. E, por ano, responde a mais de 30 mil incidentes de segurança. O tempo de detecção é de menos de 10 minutos, de acordo com Vital. Todos os incidentes gerados através de atividades suspeitas são checados. “Ou seja, quando acontece um comprometimento e um cliente cai num e-mail fraudulento que ele clicou, por exemplo, em menos de 10 minutos, em média, já se inicia um processo de resposta ao incidente”, explica.
E a taxa de falso positivo é inferior a 2%, ou seja, dos 30 mil identificados, 612 são falsos positivos.
“Não necessariamente são 30 mil casos em que a empresa pararia de grande gravidade, mas que ocorreu um problema. E os impactos foram minimizados”, diz.
Exemplo
Um dos serviços da Asper é o monitoramento de segurança. Para isso, a empresa coleta e armazena logs (acessos na Internet). Esses logs são correlacionados o tempo inteiro com outros dados e, a partir de regras estabelecidas, os clientes são alertados caso seja detectado um possível acesso que possa comprometer seu sistema ou ocorrer um incidente. “Essa é uma das camadas de serviço que fornecemos. E temos uma ferramenta que coleta, armazena e faz a correlação. Tudo para alertar o nosso sistema quando alguma atividade suspeita ocorre. E temos uma resposta interna sobre o incidente rapidamente”, conta o executivo.
Aplicativos
A Asper também procura blindar o risco contra a evasão de dados não autorizados. Assim, determinados documentos não podem ser compartilhados em dispositivos móveis ou em softwares de comunicação de reuniões. Caso seja um documento sensível, está vedada sua circulação.
Outra oferta é a de software que mantém os aplicativos dos dispositivos atualizados.
Há também a instalação de um app que permite o bloqueio ou que todas as informações confidenciais sejam apagadas caso o telefone celular corporativo (ou tablet) do funcionário seja perdido ou roubado. “Com isso, evitamos a circulação de informações. E a atualização dos programas são importantes para evitar ataques, afinal, elas servem para corrigir falhas de segurança”, diz Vital.
Números da Asper
Vale dizer que, em 2024, a Asper chegou a R$ 500 milhões de faturamento, somando mais de 1,53 trilhão de eventos monitorados no ano passado.
A Asper possui mais de 200 colaboradores, sendo que 70% ficam no time operacional. E o crescimento da empresa nos últimos meses foi de 10% ao mês.
A companhia atua tanto no mercado público quanto no privado. E pode atender todos os setores da economia. “E das dez maiores empresas do Brasil, atendemos cinco delas”, garante Vital.
Seus clientes são grandes corporações (Enterprise, acima de 10 mil funcionários).
A companhia é auditada, possui uma série de certificações e segue um rigoroso sistema de conformidade interno.
“Temos uma equipe dedicada apenas para atender a Asper e temos auditorias internas a todo o momento. Não tem como a gente oferecer um serviço de segurança sem que a gente tenha segurança”, complementa.