O nacionalismo catalão é visível para quem anda pelas ruas de Barcelona, na forma de bandeiras da Catalunha estendidas nas janelas. A rivalidade com o estado espanhol se faz presente também na edição deste ano do Mobile World Congress (MWC), maior feira mundial da indústria móvel e cuja realização acontece justamente em Barcelona. Este ano, há dois pavilhões separados, um para empresas espanholas de mobilidade e outro para as catalães. Os dois pavilhões estão lado a lado, separados por um estreito corredor, e localizados em uma posição estratégica: bem em frente à entrada do setor onde acontecem as palestras e debates. E, logo à frente deles, há ainda um stand montado pela prefeitura de Barcelona, cidade considerada a capital mundial da mobilidade.
O pavilhão da Catalunha conta com 45 exibidores e o da Espanha, com 38. Entre os catalães há desde empresas voltadas para Internet das Coisas, como a Urbiótica, até uma de validação de identidade via celular, a Validate ID. Entre as espanholas, há algumas de maior porte, como a agregadora de conteúdo Zed, presente em toda a América Latina, e a Blackphone, uma parceria entre a espanhola Geeksphone e uma empresa suíça para o desenvolvimento de um celular à prova de espionagem.