Os tênis infantis também vão se tornar mais inteligentes e conectados. No próximo Dia das Crianças, será lançado o Kidy Game, tênis infantil desenvolvido e patenteado pela paulista Kidy Calçados, cujo principal diferencial é a sua capacidade de controlar jogos em tablets, computadores e smart TVs.

O Kidy Game contém um pequeno dispositivo em sua sola para captar os movimentos das crianças. Isso permite o controle de diversos jogos, a partir dos movimentos dos pés dos usuários. Um portal será lançado pela empresa com games compatíveis. Na prática, qualquer jogo que envolva deslocamentos para os lados, para frente e para trás pode ser controlado pelo tênis, via Bluetooth.

Os pais, por sua vez, recebem em seu tablet relatórios sobre as atividades físicas de seus filhos, inclusive com o cálculo de calorias queimadas. Está nos planos a criação de um sistema de gameficação: se a criança atingir a meta diária de atividade física poderá receber pontos para trocar pelo uso de jogos. O app para acompanhamento das atividades físicas das crianças foi criado primeiramente em Android, mas será portado para iOS em seguida. O dispositivo instalado no calçado é produzido pela chinesa AVIC e usa uma bateria CR2032, similar àquela de relógios de pulso.

O produto levou cerca de três anos para ser desenvolvido. "A proposta é unir saúde e conforto. Hoje, de cada dez crianças brasileiras, três são obesas. Queremos tirar a criança do sofá", explica João Carlos Gava, do departamento de marketing da empresa.

Produção

A Kidy Calçados planeja produzir 150 mil pares do Kidy Game este ano. O produto estará disponível em duas cores, para meninos e meninas, e com numeração entre 28 e 36. O preço ainda não está definido, mas deve ficar na faixa entre R$ 189 e R$ 199.

A fábrica da Kidy Calçados está localizada em Birigui/SP. No ano passado, produziu 4,17 milhões de pares, vendidos no Brasil e em outros 20 países. Com o Kidy Game, a empresa espera melhorar a visibilidade da marca e aumentar em 3,5% a sua receita.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!