
Chip Intel Xeon dedicado para Open Ran (divulgação: Intel)
A Intel apresentou nesta segunda-feira, 27, o seu processador para redes de padrão aberto, o Intel vRAN Boost. Apresentado no primeiro dia do MWC 2023, em Barcelona, Espanha, o chip permite que as operadoras consolidem todas as camadas de hardware de uma estação rádio-base em uma plataforma virtualizada comum.
O chipset, baseado na tecnologia Xeon da fabricante, teve participação de: Advantech, Capgemini; Canonical; Dell Technologies; Ericsson; Quanta Cloud Technology; Rakuten Mobile; Red Hat; SuperMicro; Telefónica; Verizon; VMware; Vodafone; Wind River.
Outra novidade é a Intel Converged Edge Media Platform, uma arquitetura compartilhada para lançar serviços multimídia de nuvem. Feita com parceiros como China Mobile, Cloudsky e ZTE, a solução permite que uma operadora use uma única arquitetura para explorar os serviços em conjunto, e poder eliminar aqueles que não geram lucro.
A companhia também mostrou o software de referência para redução de energia em core de rede 5G, Intel Infrastructure Power Manager e a expansão dos chips Agilex 7 FPGA e EASIC N5X para aplicações de rede e nuvem.