Depois do “tap on phone”, que transforma smartphones em máquinas de POS para receber pagamentos por aproximação, o consumidor brasileiro terá a opção de pagar encostando o cartão no seu próprio telefone, em vez do dispositivo do lojista. Seria algo como “tap to own device”, mas que a Visa batizou como “tap to pay online”. Uma das primeiras empresas a testar a novidade no Brasil é a Multicom.net, que prepara para meados deste ano o lançamento de um SDK para que essa tecnologia seja embarcada em aplicativos móveis.

A ideia é que desenvolvedores de aplicativos móveis incluam em seus apps a opção de pagamento por aproximação. O consumidor então poderá aproximar seu cartão de crédito ou débito do próprio telefone para realizar o pagamento. O SDK também incluirá a opção de pagamento por Pix via iniciador de pagamentos. A Multicom.net estima que o mercado potencial para essa tecnologia movimentaria R$ 1 bilhão em pagamentos e 10 milhões de transações por ano.

A Multicom.net pretende cobrar uma pequena taxa fixa por cada transação realizada com seu SDK.

Uma prova de conceito está em andamento em parceria com a Visa e com uma grande operadora: a Multicom.net criou um aplicativo de recarga de pré-pago com pagamento por aproximação no próprio smartphone.

“Esse piloto permitiu que a gente homologasse a tecnologia. Agora estamos trabalhando na documentação do SDK, no site e no licenciamento”, relata José Tadeu Bijos, CEO da Multicom.net, em conversa com Mobile Time.

A ilustração no alto foi criada por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!