O Telegram vem perdendo usuários no Brasil. De um ano para cá, diminuiu de 63% para 57% a proporção de brasileiros com smartphone que tem esse aplicativo de mensageria instalado. É o que revela a nova edição da pesquisa “Assistentes de IA e mensageria no Brasil”, realizada por Mobile Time e Opinion Box, lançada nesta quinta-feira, 27.

Esta é a segunda edição da pesquisa com queda consecutiva de penetração do Telegram e é o menor percentual do app nos últimos três anos. A tendência é de que caia mais ao longo de 2025, a julgar pela frequência de uso do app. Em um ano, diminuiu de 50% para 38% a proporção de usuários do Telegram que abrem o app todo dia ou quase todo dia. E subiu de 18% para 25% a daqueles que não o abrem nunca ou quase nunca.

Os demais apps

Em contrapartida, o WhatsApp segue sendo o app de mensageria mais popular do Brasil, instalado em 99% dos smartphones brasileiros. O Instagram vem em seguida (91%) e com viés de alta – embora não seja exatamente um app de mensageria, ele é medido pela pesquisa em razão da sua funcionalidade de troca de mensagens privadas. O Messenger, por sua vez, está em queda e agora é encontrado em 66% dos smartphones nacionais. Por fim, o Signal está instalado em 14% dos terminais.

telegram

Foram entrevistados 2.099 brasileiros com 16 anos ou mais e que possuem smartphone, entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O relatório completo pode ser baixado gratuitamente aqui.

capa

Capa da pesquisa

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!