Em um ano subiu de 32% para 42% a proporção de usuários do WhatsApp no Brasil que seguem algum canal dentro do app de mensageria. É o que revela a nova edição da pesquisa “Assistentes de IA e mensageria no Brasil”, realizada por Mobile Time e Opinion Box, lançada nesta quinta-feira, 27.

Os canais são uma forma de consumo de conteúdo mais popular entre os jovens de 16 a 29 anos (53%) do que entre aqueles com 30 a 49 anos (41%) ou com 50 anos ou mais (32%).

Há também uma diferença de acordo com a renda familiar mensal. As classes D e E são aquelas com a maior proporção de seguidores de canais no WhatsApp (43%), em comparação com a classe C (42%) e as classes A e B (38%).

A maioria dos brasileiros seguem poucos canais. 43% daqueles que utilizam essa funcionalidade acompanham apenas um ou dois canais. E 27%, três ou quatro. Apenas 30% seguem cinco canais ou mais.

whatsapp

Gráficos da pesquisa

Entre os usuários dessa funcionalidade do WhatsApp, cerca de metade, ou 53% para ser exato, afirmam que abrem canais todo dia ou quase todo dia; 26%, algumas vezes por semana; 11%, algumas vezes por mês; e 10%, quase nunca.

Foram entrevistados 2.099 brasileiros com 16 anos ou mais e que possuem smartphone, entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O relatório completo pode ser baixado gratuitamente aqui.

capa

Capa da pesquisa

A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!