A Landix é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de negócios que já está há 12 anos no mercado, tendo hoje um portfólio de mais de 60 clientes corporativos (entre os quais a Femsa e a Bebidas Ipiranga), e mais de 10 mil usuários. Voltada para mercado de soluções móveis, a empresa está lançando o Landix Flex, um aplicativo para força de vendas compatível com os sistemas operacionais Android e Windows Phone.
O aplicativo é voltado a distribuidores, atacadistas e indústrias com força de vendas internas e externas. A solução está em fase final de teste piloto, mas já pode ser demonstrada e implantada imediatamente por qualquer empresa que possua um ERP. Os resultados de adesão vêm sendo positivos e, segundo a gerente Anna Paula Graboski, a procura pela solução vem sendo 25% a 30% maior do que se esperava. Este mês, seis novos contratos foram fechados para o aplicativo, e até o fim de 2012 são esperados entre 50 e 60 novos clientes.
Entre as funcionalidades do produto estão a possibilidade de troca de mensagems entre os vendedores e a equipe administrativa; cadastro de novos clientes; relatórios para o vendedor e o supervisor acompanharem o dia a dia de trabalho; acompanhamento da situação financeira do cliente (histórico de vendas, pedidos a faturar, titulos vencidos e a vencer); cálculo de descontos e acréscimos; controle de metas; e acompanhamento da rota do vendedor sequenciada através de visitas diárias, semanais, quinzenais e mensais.
Entre as vantagens da solução está a possibilidade de ser usada tanto online (em 3G ou Wi-Fi) quanto totalmente offline. Ou seja, vendedores que vão para cidades sem conexão podem utilizar todas as funcionalidades do Landix Flex em seus smartphones mesmo estando desconectados. Uma vez de volta a locais com conexão, o usuário integra-se à rede, podendo intercambiar as informações armazenadas em seu dispositivo.
Outra novidade da solução é o fato de ter interoperabilidade entre as plataformas Android e Windows. Para o caso de empresas que adotam a estratégia do Bring Your Own Device (em que o funcionário opera no trabalho com seu smartphone pessoal), por exemplo, isso significa que a solução pode rodar tanto em Android quanto em Windows Phone sem a necessidade de atualizações ou adaptações. A Landix ainda oferece a opção de costumizar a plataforma segundo as necessidades do cliente.
Em relação ao modelo de negócios da empresa, ela opera com o aluguel do software. O cliente paga um valor referente à quantidade de funcionarios que irão utilizar a solução, e recebe da empresa atualizações em tempo real do programa (sem a necessidade de pagamentos extras), além de manutenção especializada e suporte. O preço de adesão varia segundo algumas variáveis (tamanho do cliente, número de usuários, etc). Estima-se que uma empresa com cerca de 20 usuários pague uma mensalidade de R$ 700 (R$ 35 por usuário).
A expectativa da Landix é de que, caso atinja a meta de obter 60 novos clientes até o fim do ano, alcance em 2012 uma receita de R$ 500 mil somente em assinaturas do Landix Flex.