A Ford lançou sua plataforma de serviços para o público brasileiro, a FordPass (Android, iOS), nesta terça-feira, 27. A ideia do app é ajudar os motoristas (de um carro Ford ou não) em sua jornada no dia a dia. No mundo, o FordPass tem mais de 3 milhões de downloads acumulados desde 2016. Além do Brasil, usuários de Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Itália e China acessam o app.

Entre as funções para qualquer consumidor, estão: comparação de preços de combustível, estacionamento e pesquisar por entretenimento em sua localidade (restaurantes e bares, por exemplo). Essas funções são gratuitas, estão na nuvem e foram previamente selecionados pela companhia.

Para os donos de veículos Ford, o app permite acesso à assistência 24 horas e agendamento online de serviços em distribuidores autorizados da montadora. Outras funções de destaque estão quanto as dúvidas dos motoristas, como um sistema de ajuda inteligente para auxiliar os condutores; e outra opção para contatar a equipe de atendentes do Guia Ford, seja por chat, telefone ou e-mail, de segunda a sábado, das 8h às 21h.

O modelo brasileiro do app é o primeiro da Ford mundial com a versão 2.0. No formato atual, os motoristas de veículos Ford podem receber avisos sobre a necessidade de manutenção do veículo. Para isso, é necessário adicionar o número do chassi do automóvel dentro do app.

Nas próximas atualizações, a Ford espera integrar o app à sua central multimídia, o SYNC3, através do AppLink.

‘Máquina de vendas’

Além da plataforma de serviços e conveniência para o público brasileiro, a Ford lançou, mas dessa vez na China, uma “máquina de venda” de carros. Feita pela Changan Ford, uma joint-venture da montadora com a chinesa Alibaba, trata-se de um “edifício garagem automatizado”. Nele, uma pessoa pode escolher e testar um dos dez modelos de veículos da fabricante, como Mondeo (Fusion), Taurus, Kuga, Edge, Everest, Explorer e Mustang.

Por meio dos apps de e-commerce da Alibaba – Taobao ou Tmall Mobile –, o motorista escolhe fazer um test-drive de um dos carros do edifício que está na cidade de Cantão, Guangzhou. Em seguida, o consumidor preenche seus dados pessoais, tira uma selfie, faz um depósito e seleciona dia e hora para pegar o carro na garagem. Após buscar e testar o carro no horário combinado, o usuário pode se dirigir a um distribuidor Ford para efetuar a compra do veículo, se desejar.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!