O crediário no cartão de crédito lançado nesta quarta-feira, 27, pela Associação Brasileira das Empresas e Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), é um produto que deve caminhar para a multicanalidade e, assim, atingir outras indústrias. É o que afirmou Pedro Coutinho, presidente da Abecs e da Getnet, durante a apresentação da solução. “O conceito da indústria (de pagamentos) é a multicanalidade. A gente entende que o consumidor precisa ter acesso e a mesma facilidade em todos os meios de pagamento”, explicou.
“Queremos avançar com pagamentos em TEF e e-commerce no crediário no cartão. Mas isso fica para um segundo estágio. Estamos trabalhando para começar um grupo de trabalho no segundo semestre para TEF, e e-commerce ficaria na sequência”, completou Rodrigo Carneiro, diretor de produtos da Rede e membro da Abecs.
Como funciona
No novo produto, os comerciantes poderão oferecer direto nas máquinas de POS o parcelamento de até 36 vezes no crédito, e receber a liquidez em cinco dias úteis – enquanto no crédito habitual, o montante chega em até 30 dias.
Por sua vez, o consumidor consegue ver o preço das parcelas, taxa de juros e valor final da compra, direto na máquina de pagamento (POS). Inicialmente, a solução chega apenas para o varejo físico e máquinas de POS tradicionais (sem mPOS), e as transações ocorrem apenas por cartão com chip, não podendo ser feitas via contactless (NFC).
“O produto está nas máquinas tradicionais de POS. Existe, sim, o projeto de continuar com um grupo de trabalho e atrair outros meios e formas de pagamentos”, afirmou o diretor da Rede. “Mas se fizermos uma análise para o público endereçado, inicialmente é para esta categoria (POS tradicionais)”.
O projeto começa com: Bradesco, Itaú e Santander (emissores); Visa, Mastercard, Elo e Hipercard (bandeiras); e Cielo, Getnet e Rede (adquirentes). A atualização é automática e será feita aos poucos, mas o estabelecimento que desejar pode pedir para atualizar sua máquina antes.
Valores e bancos
Questionado sobre valores e taxas, o diretor da Bradesco Cartões e também membro do grupo de trabalho da associação, Vinicius Urias Favarão, ressaltou que valores, taxa e crédito dependerão de cada emissor. A Abecs entra com o apoio de padronização da solução. Contudo, o executivo explicou que, no caso específico do Bradesco, o valor mínimo de parcelamento é R$ 20 e a parcela menor é de R$ 10.
“A parte financeira vai depender de cada emissor. Mas a ideia é o consumidor ter a experiência sem atrito nenhum”, ressaltou Favarão. “A taxa de juros já está pré-determinada com o perfil de cada cliente (por meio do CPF), e não precisa ir para o banco para ter a função crediário”.
Marcelo Kopel, diretor-executivo para cartões e loyalty do Itaú, lembra ainda que os bancos poderão trabalhar em duas frentes de oferta de crédito: uma calculando a compra através do crédito existente no cartão de crédito do consumidor, e outra oferecendo um crédito adicional na compra.
“A concessão do limite tende a ser à parte. Mas caberá a cada emissor decidir se cabe ou não no bolso do consumidor”, explicou Kopel.