O CPQD lançou uma solução de entendimento de linguagem natural (NLU, na sigla em inglês), para jornadas de atendimento em canais digitais. A ferramenta utiliza inteligência artificial em técnicas de processamento de linguagem natural (NLP), melhorando a compreensão de linguagem por chatbots e voice bots, em português. A tecnologia é capaz de identificar a intenção do interlocutor, a partir de uma interação.
O uso de IA permite que o assistente virtual analise o contexto e interprete perguntas e comandos, a fim de fornecer respostas mais assertivas ao usuário. Com aprendizado de máquina, a solução fica mais inteligente com uso contínuo.
A ferramenta chega para complementar o portfólio de Interação Inteligente do CPQD, que também inclui Texto Fala (conversão de texto em voz), Reconhecimento de Fala (STT/ASR), Transcrição de Diálogo e Biometria de Voz.
O serviço é fornecido no modelo de software como serviço (SaaS), por meio de uma API em nuvem. Ele pode ser integrado às soluções do CPQD ou outros sistemas de diálogo. Empresas que já possuem seus próprios chatbots em outras plataformas, por exemplo, podem agregar o recurso.