As conexões 5G alcançaram 2,25 bilhões em todo o mundo, de acordo com levantamento realizado pela 5G Americas e a Omdia. O crescimento da tecnologia foi quatro vezes maior que a taxa de adoção do 4G LTE no mesmo período, quando essa geração de rede móvel havia ultrapassado 500 milhões de conexões no final de 2014, por exemplo.

Crescimento na América Latina

Na América Latina, a adoção da rede móvel de quinta geração apresentou avanços, dobrando o número de conexões em um ano. Até o final de 2024, a região alcançou 76 milhões de conexões, comparado a 38,5 milhões no final de 2023. No entanto, o 4G LTE continua sendo a tecnologia dominante, representando 74% das conexões móveis da região, com 593 milhões de usuários.

Ao todo, a América Latina e Caribe contam com 53 redes 5G e 134 4G LTE.

América do Norte lidera adoção do 5G

A América do Norte continua na vanguarda da adoção do 5G. Ao final de 2024, a região contou com 289 milhões de conexões, um aumento de 67% em relação ao ano anterior (com 196 milhões). Atualmente, cerca de 77% da população da região já está coberta pela tecnologia, um avanço quando  comparado com a adoção do 4G LTE, que, em 2014, por exemplo, cobria apenas 47% da população.

Além da ampla cobertura, a América do Norte também se tornou a primeira região do mundo a alcançar equilíbrio entre o número de redes comerciais 5G e 4G LTE. Essa evolução tem sido impulsionada principalmente por conta de uma rápida expansão da infraestrutura de redes e pelo aumento da demanda por conexões mais rápidas e eficientes. 

Na região existem até o momento 18 redes de quinta geração e 18 da 4G LTE.

Expansão global

A implantação de redes 5G segue acelerada globalmente, ultrapassando o ritmo registrado pelo 4G LTE em um estágio semelhante de desenvolvimento. Até março de 2025, o número de redes comerciais 5G chegou a 354, e na Europa as redes 5G já correspondem a 72% das redes LTE.

A expectativa é que a tendência de crescimento continue nos próximos anos, com projeções indicando que o número de conexões 5G chegue a 8,3 bilhões até 2029, representando 59% das tecnologias móveis globais.

Além do crescimento no segmento de telefonia móvel, o avanço da rede móvel de quinta geração tem impulsionado a expansão da Internet das Coisas (IoT). Apenas em 2024, foram registradas 438 milhões de novas conexões IoT, com o total global subindo para 3,6 bilhões.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!