A Oppo prepara sua expansão comercial no território brasileiro. Durante o lançamento do seu portfólio 2025 para o país, os executivos da companhia anunciaram que a empresa pretende chegar a 2 mil lojas localmente até o final deste ano com o objetivo de cobrir grande parte do Brasil.

Atualmente, a empresa tem Magalu, Claro e Bemol entre seus parceiros de venda. A partir da chegada dos novos smartphones da família Reno 13, a companhia também chega com seus handsets às Casas Bahia, mas não informou o total de lojas que têm a sua marca e dispositivos.

As tentativas de fabricantes no mercado nacional

O avanço dos fabricantes chineses no mercado com presença local e busca por aumentar a relevância junto ao consumidor brasileiro não é novidade, em especial em um mercado cujo domínio de Motorola e Samsung tem aumentado desde a saída da LG em 2020.

Desde o seu retorno em 2019, a Xiaomi possui 54 lojas e quiosques próprios em 19 estados, além de presença em marketplaces e varejo locais. E mais recentemente a Honor começou sua jornada no Brasil com 1 mil parceiros, mas mira 3 mil pontos de venda até o final deste trimestre.

Importante dizer que esta é a segunda tentativa da Oppo em avançar no mercado brasileiro. A empresa do grupo BBK veio uma primeira vez ao país em julho de 2022 e realizou lançamentos de devices com Vivo, Usina de Vendas e Amazon como parceiros para vender o handset Reno 7.

Tinham como promessas trazer um portfólio amplo de handsets, ampliar canais, avançar em dispositivos IoT e até estudar fabricação local no lugar do modelo de importação. Mas a marca não decolou e deixaram o País menos de seis meses após o lançamento.

Retornou em maio de 2024 com uma nova estratégia, novos parceiros e com acordo fabricação local firmado com o Grupo Multi, que terminou o seu contrato com a HMD.

Novos dispositivos da Oppo

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Reno 13F e Reno 13 em teste de durabilidade e proteção contra poeira (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

A fabricante está trazendo ao mercado nacional dois smartphones, o Oppo Reno 13 e o Oppo Reno 13 F, ambos com 5G. A diferença entre os dois modelos basicamente está no conjunto de câmeras, bateria e no chipset. Enquanto o Oppo Reno 13 tem um Snapdragon 6 de primeira geração com 2,2 GHz e sistema de resfriamento interno, o Oppo Reno 13 F tem um chipset da MediaTek Dimensity 8350 sem resfriamento dedicado.

Na câmera, o Oppo Reno 13F tem um conjunto com três lentes traseiras, sendo a principal de 50 MP, a grande angular de 8 MP, a macro de 2 MP e uma lente frontal de 32 MP.

Já o Reno 13 tem a lente principal de 50 MP, grande angular de 8 MP, monocromática de 2 MP, mas o seu diferencial é câmera frontal também com 50 MP.

A bateria do Oppo 13 é de 5.800 mAh e a do Oppo 13F é de 5.600 mAh. Também há uma pequena diferença na tela, o Oppo 13 F tem um display de 6,67 polegadas e o Oppo 13 de 6,59 polegadas.

Os dois smartphones ainda recebem recursos de inteligência artificial, como edição de fotos (apagar pessoas indesejadas das imagens); resumos de documentos com IA; tradutor direto na tela; escritor de IA. Com Android 15, os devices recebem o assistente Gemini do Google, inclusive com a opção de voz Gemini Live.

Disponibilidade e garantia

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Preço sugerido do Oppo Reno 13 (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Disponíveis no Magalu, Casas Bahia, Bemol e na operadora Claro a partir desta quinta-feira, 27, o Oppo 13 F chega ao mercado por R$ 3,7 mil com 12 GB de RAM e 256 GB de espaço. E o Oppo 13 tem o valor sugerido de R$ 5,5 mil com 12 GB e 256 GB. Os handsets da família Reno também recebem garantia de dois anos. A companhia dará proteção de líquido de um ano para quem comprar até 11 de maio.

Vale dizer que há um modelo do Oppo 13 F com 512 GB, mas este por enquanto está disponível apenas para o mercado colombiano.

Imagem principal: Lançamento do smartphone Oppo Reno 5G (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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