A Samsung e a Korea Communications Commission (KCC), órgão similar sul-coreano similar à Anatel, anunciaram nesta semana o lançamento em conjunto de uma funcionalidade para bloquear o recebimento de mensagens maliciosas em SMS enviadas para handsets no país.
A iniciativa foi batizada como “AI-based malicious message blocking feature” (funcionalidade de bloqueio de mensagens baseadas em inteligência artificial, na tradução livre do inglês para o português) e contou com a colaboração da agência de proteção de Internet da Coreia do Sul, a Korea Internet and Security Agency (KISA).
Essa tecnologia é baseada em IA e permite bloquear automaticamente mensagens suspeitas que uma pessoa recebe no app de mensagens do seu smartphone Samsung, como torpedos SMS com links e números de telefones suspeitos.
O usuário pode bloquear ou desbloquear as mensagens diretamente para as três caixas de spam do aplicativo: Blocked Malicious Message Box, AI-blocked Message Box e User-blocked Message Box.
Disponibilidade

Exemplo de mensagens bloqueada com IA, texto em coreano (divulgação: KCC)
O serviço chega inicialmente aos handsets Galaxy S25 e gradualmente será disponibilizado para outros dispositivos por meio das atualizações do Android 15 e da interface de usuário OneUI 7 na Coreia do Sul.
A solução estava sendo preparada desde setembro do ano passado, mas foi noticiada apenas em novembro como parte da iniciativa governamental de prevenção de spams que é focada em diminuir danos de possíveis mensagens maliciosas, como fraudes envolvendo serviços financeiros, conteúdo adulto ou de apostas.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA