Comprar um imóvel é uma tarefa que requer tempo e paciência para pesquisar e visitar inúmeros endereços antes de tomar uma decisão. Para quem se interessa em adquirir um apartamento na planta, surgiu o aplicativo Meu Imóvel (Android, iOS), que reúne atualmente cerca de 200 lançamentos imobiliários, todos concentrados em São Paulo por enquanto.

Logo que o app é aberto pela primeira vez, o usuário responde a um questionário para otimizar sua busca. É preciso responder sobre tamanho da família, quantidade de quartos que precisa e o preço do apartamento desejado, assim como a infraestrutura do condomínio. Além disso, o usuário informa o endereço de seu trabalho, da escola dos filhos e até do clube que frequenta, e o app faz uma triangulação durante a busca para indicar lançamentos que fiquem perto desses pontos de referência.

"Tiramos o foco do apartamento e pusemos na pessoa", explica Rafael Machado, um dos sócios e criadores do Meu Imóvel. Este é um dos diferenciais do app em comparação com os concorrentes já estabelecidos no mercado, como o Zap, comenta o executivo, além do fato de ser especializado em imóveis novos.

O Meu Imóvel apresenta uma lista de lançamentos que se encaixam no perfil do usuário e que estejam próximos aos endereços informados. Na página de cada condomínio, são apresentadas fotos, uma descrição breve e o comentário de um especialista. Os dados mais relevantes são disponibilizados em destaque no topo de página: preço, previsão de entrega da obra, quantidade de quartos, de suítes e de vagas na garagem. Pelo app é possível ligar ou enviar um email para a incorporadora e navegar via Waze ou Google Maps até o stand de vendas. O app também pode ser programado para enviar notificações ao usuário quando surgirem novos lançamentos que se encaixem no seu perfil.

As informações são enviadas pelas próprias incorporadoras para o Meu Imóvel. Os criadores do app aproveitaram a rede de relacionamentos profissionais do pai de Machado, que trabalha em uma incorporadora e atua no mercado imobiliário de São Paulo há 30 anos. Oito incorporadoras estão participando como parceiras do MeuImóvel até agora. São elas que remuneram o app, pagando pelos leads gerados.

"Existem mais de 600 ou 700 lançamentos em São Paulo. Por enquanto queremos expandir a base nessa região. Temos que nos provar em São Paulo antes de irmos para outras cidades. Talvez no ano que vem tenhamos força para expandir para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Salvador", comenta o empreendedor.

Enquanto isso, em tecnologia, uma das prioridades da empresa é o desenvolvimento de uma versão do app para tablets. Também se estuda uma versão para Windows Phone. A programação é toda feita internamente, pelo próprio Machado.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!