O Pix é aceito atualmente em 32,2% dos sites de grandes lojas do e-commerce e empresas O2O nacional, um aumento de 6,8 pontos percentuais desde março. O dado é de um estudo feito pela consultoria de comércio eletrônico GMattos com 59 lojas online entre os dias 3 e 12 de maio.
Por outro lado, a análise cita uma queda na aceitação do cartão de débito online, de 42,3% para 35,6%, um recuo de 6,7 pontos percentuais. De acordo com a GMattos, esse movimento confirma o efeito predatório do Pix sobre o débito. Inicialmente, a companhia de análise de mercado esperava um recuo do boleto, que não aconteceu.
O estudo analisou a aceitação de meios de pagamentos em lojas como Magalu, Amazon, Mercado Livre, Americanas, Uber, Drogasil e Carrefour. Os meios de pagamento mais presentes são: cartão de crédito (98,3%); boleto (83%); e carteiras de pagamento (52,5%).
Vale lembrar, o Pix recentemente passou da barreira de R$ 1,1 trilhão movimentado em seis meses, até abril.