A Atento anunciou nesta segunda-feira, 27, o lançamento de uma plataforma de inteligência artificial. Batizada como Atento AI Studio, a solução pretende melhorar o CX (Customer Experience) com soluções modulares e escaláveis a partir da IA generativa.

A ferramenta foi desenvolvida com as plataformas de OpenAI, Microsoft, AWS, Google, entre outras, em combinação com funções de machine learning em um ambiente seguro e privado. O Atento Studio AI possui o Lineu (Learning Intelligent Node for Efficient Understanding), cuja função é ser o moderador do conteúdo, monitorar e bloquear informações fora de contexto, reduzindo assim a possibilidade de alucinações.

O Atento AI Studio permite a conexão de sistemas legados e bancos de dados com processamento de várias fontes, como chamadas de voz, interações de texto e metadados. Por meio de uma metodologia proprietária, a Atento organiza esses dados em um “data ocean”, onde são estruturados e preparados para uso em aplicações generativas de IA.

O Atento AI Studio possui três pilares:

– Atento Insights, capaz de transformar dados em business intelligence (BI). A ferramenta analisa interações com os clientes e, com isso, obtém insights que, por sua vez, auxiliam na tomada de de decisões;

– Atento Knowledge, oferece informações em tempo real para que os agentes da Atento possam usar os dados atualizados e relevantes em suas interações. Aconselha e orienta no atendimento ao cliente. E, a partir do Hubbie, chatbot desenvolvido para dar suporte aos agentes, oferece informações adequadas nos momentos certos;

– Atento Conversations, permite criar conversas mais fluidas, naturais e personalizadas. Por conta de recursos de compreensão e de IA generativa, a solução gera respostas com base em uma base de conhecimento estruturada e um guia de respostas projetado para cada cliente por meio de prompts. Assim, os consultores da Atento podem adaptar a tecnologia para seguir prompts que orientam o tom de conversa e a voz das marcas nas interações com os consumidores.