A Yahoo entrou no promissor mercado de launchers para Android com o lançamento nesta semana do Aviate. Os launchers são aplicativos que repaginam a interface do smartphone, organizando automaticamente os aplicativos do usuário e demais conteúdos. A proposta da maioria dos launchers é deixar a interface mais prática e bonita do que aquela básica oriunda de fábrica. Não existem launchers para iPhone porque o iOS não permite esse tipo de alteração de sua interface.
O Aviate agrupa os aplicativos de acordo com seus temas e com a frequência de uso pelo dono do smartphone, destacando aqueles mais frequentemente abertos. Além disso, cria modos específicos de acordo com o momento do dia (manhã, tarde e noite) e com o local onde o usuário está (casa ou trabalho, por exemplo). Os contatos com os quais a pessoa mais se comunica são facilmente acessados deslizando o dedo de baixo para cima na tela inicial. Tal como o Google Now, o Aviate se propõe a apresentar informações úteis de acordo com o contexto, como, por exemplo, o melhor caminho para voltar para casa no fim do expediente, ou um alerta de mudança brusca de temperatura prevista para o dia seguinte.
Análise
O mercado de launchers para Android é dominado hoje por empresas ainda pouco conhecidas do grande público, como a TeslaCoil, responsável pelo Nova Launcher, e a Go, com seu app homônimo. A Yahoo não é a primeira gigante a se aventurar nesse segmento. O Facebook o experimentou com o Facebook Home, mas não obteve o sucesso desejado. O Google, por sua vez, oferece alguns complementos à interface Android que, de certa maneira, suprem a proposta dos launchers de personalização e simplificação. É o caso do Google Now e dos comandos de voz, por exemplo.