Os resultados da TIM de queda de 1,3% em adição de clientes móveis (-5% no pré-pago, porém aumento de 4% no pós) são atribuídos ao momento de “racionalidade do mercado” e busca por um “crescimento sustentável” na TIM, segundo Pietro Labriola, CEO da operadora. Em conversa com analistas na manhã desta terça-feira, o executivo comentou que sua nova estratégia de planos de telefonia apresentou um leve recuo em net adds no segundo trimestre de 2021, mas espera que voltará a crescer no terceiro trimestre.
Labriola acredita que esse movimento de racionalização – que também aconteceu com Claro e Vivo – deve manter-se no mercado por um tempo: “O mercado continua racional no geral. As empresas seguem adicionando serviços, e com o aumento da oferta de GB os preços aumentam. Nós fizemos isso, mas Vivo e Claro também. Eu acredito que é um movimento natural que está ligado à mudança de comportamento na pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2), com maior consumo de dados”, concluiu.
Para Alberto Griselli, CRO da companhia, os novos planos de telefonia das operadoras rivais e da TIM são “ajustes de preço” para oferecerem mais GBs nas franquias dos consumidores. O executivo afirmou que estão bem-posicionados – entre Vivo e Claro – em estratégia de preços. Com isso, a expectativa é que a TIM volte a crescer em pré e pós-pago.
Importante lembrar que, um ano antes, a TIM afirmara que não entraria na disputa por ofertar mais GBs, ante suas rivais.
Futuro
Labriola disse que um baixo número de adições no móvel permite um crescimento mais sustentável no médio e longo prazo. O CEO explicou que não busca o crescimento de novos usuários “a qualquer custo”.
“Nós estamos colocando esforços de crescimento em receita, EBITDA e caixa, tudo com controle. Eu não quero exceder em algum fator que possa impactar qualquer outro número. Aumentar em net adds no mobile seria fácil para nós. Mas se fizermos isso, o ARPU vai diluir, o gasto comercial vai explodir e o risco de dívida aumentará”, explicou.
O executivo prevê que o aumento do consumo de dados, atrelado à estratégia de oferta de conteúdo e serviços (finanças, saúde e educação), dá espaço para a TIM crescer especialmente em ARPU. “Mas isso não significa que quero deixar de crescer em adições. Nós vamos ter mais net adds no próximo trimestre. Mas não é um incremento a qualquer custo, pois esse tipo de aumento não gera valor para os nossos acionistas”, concluiu.