Entre os cinco maiores mercados em vendas de smartphones no mundo, o Brasil foi o que mais cresceu no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado: aumento de 1,3%, com 10,8 milhões de unidades vendidas, informa o Gartner. O País nadou contra a maré, já que no mundo houve uma queda de 1,7% nas vendas de smartphones no mesmo período, caindo para um total de 367,9 milhões de unidades. O único outro mercado do top 5 a registrar crescimento foi a China, com aumento de 0,5%, mantendo uma liderança folgada, com 101 milhões de unidades vendidas. EUA, Índia e Indonésia, que completam o ranking dos cinco maiores, registraram quedas.
Entre os fabricantes, a Samsung continua sendo a líder global. A sul-coreana vendeu 75,11 milhões de smartphones entre abril e junho, volume que representa um crescimento de 3,8% em comparação com os 72,34 milhões comercializados no mesmo período de 2018. O share da Samsung em vendas subiu de 19,3% para 20,4%.
O maior crescimento entre os fabricantes, contudo, foi da Huawei. Apesar da guerra comercial entre China e EUA, a companhia chinesa registrou um aumento de 17% em suas vendas, puxada pelo mercado interno. Seu volume total de smarpthones vendidos passou de 49,85 milhões para 58,06 milhões. Com isso, a Huawei abriu vantagem sobre a Apple e se consolidou na segunda posição mundial, passando de 13,3% para 15,8% de share em vendas.
Uma das responsáveis pela queda nas vendas mundiais foi a Apple, cujo volume total diminuiu 14%, baixando de 44,72 milhões para 38,52 milhões. A má performance da Apple é atribuída à falta de atratividade dos novos iPhones, o que leva seus usuários a ficarem mais tempo com seus modelos atuais. A Apple manteve o terceiro lugar mundial, mas perdeu share. Ela teve 11,9% de participação um ano atrás e registrou 10,5% no segundo trimestre.
As chinesas Xiaomi e Oppo completam a lista dos cinco maiores fabricantes, com 33,19 milhões e 28,11 milhões vendidos no segundo trimestre, respectivamente. A Xiaomi registrou pequeno aumento de share em um ano, passando de 8,8% para 9%, enquanto a Oppo ficou estagnada em 7,6%.
Os demais fabricantes somaram 134,91 milhões de unidades vendidas, ou 36,7% do total entre abril e junho. Um ano atrás haviam sido responsáveis por 146,1 milhões, quando seu share era de 39%.
Veja abaixo a tabela com os dados do Gartner (em inglês):
Vendas mundiais de smartphones no segundo trimestre de 2019 (em milhões)
Fabricante | 2T19 Unidades | 2T19 Market Share (%) | 2T18 Unidades | 2T18 Market Share (%) |
Samsung | 75,11 | 20.4 | 72,34 | 19.3 |
Huawei | 58,06 | 15.8 | 49,85 | 13.3 |
Apple | 38,52 | 10.5 | 44,72 | 11.9 |
Xiaomi | 33,19 | 9.0 | 32,83 | 8.8 |
OPPO | 28,11 | 7.6 | 28,51 | 7.6 |
Others | 134,91 | 36.7 | 146,1 | 39.0 |
Total | 367,9 | 100.0 | 374,33 | 100.0 |
Fonte: Gartner (Agosto de 2019)