O app Consórcio Magalu (Android, iOS), que oferece consórcios de veículos, voltou a ficar disponível no final de julho, mas de cara nova. Em 2023, o Magazine Luiza tinha retirado a ferramenta das lojas de aplicativo para fazer uma migração de sistema que deixasse a interface do app mais amigável, melhorasse a experiência dos usuários e reduzisse a sua jornada. Para viabilizar este projeto, a rede de varejo contou com o suporte da Evertec + Sinqia, que não só cuidou da transição do aplicativo Consórcio Magalu, mas de toda a software house do Magazine Luiza.

Antes da parceria, a varejista tinha uma ferramenta própria que já ofertava aos credenciados o autoatendimento, mesmo em cidades sem lojas físicas ou representantes. Ainda assim, no entender da companhia, era necessário oferecer mais funcionalidades e uma melhor experiência para seus usuários. Ao longo do processo de reestruturação, o feedback deles foi fundamental.

Enquanto a nova plataforma não era disponibilizada, os contemplados faziam a avaliação de crédito por um link. Segundo a gerente de crédito e cobrança do Consórcio Magalu, Alcione Melo, a conclusão do trâmite levava de dois a três dias. “Alguns clientes não enviavam a documentação completa e tínhamos que solicitar novamente, demandando maior tempo”, lembrou a gerente.

Com as mudanças, a documentação é enviada por foto, sendo que o processo se concentra no app e as validações são automáticas. O tempo para a conclusão de todo o processo de contemplação caiu de sete dias úteis para quatro, uma queda de cerca de 50%. “A proposta era que o cliente entrasse no Consórcio Magalu e precisasse informar o mínimo de dados possíveis”, disse Melo. Apesar da tecnologia, há uma equipe que faz conferência da documentação, mas isso não impacta no andamento do processo, garante.

Consórcio Magalu + outras plataformas

Para que a aplicação Consórcio Magalu já puxasse dados pré-preenchidos do cliente contemplado, o Magazine Luiza (AndroidiOS) e a Evertec + Sinqia contaram com as ferramentas Serasa PowerCurve e a Infocar. A primeira faz uma análise de crédito para valores menores e cadastros validados, com base em renda presumida, histórico de pagamento, perfil de aquisição e nível de risco. Assim, o usuário tem a resposta imediata sobre sua aprovação. Enquanto o segundo puxa os dados do veículo pretendido, a partir do momento em que o contemplado informa a placa do automóvel.

Ao longo de todo o processo, o cliente é informado através do app e por e-mail. Melo até acredita que com a nova solução, a tendência é que os contemplados voltem a fazer negócio, mas ressalta que o objetivo principal era “trazer uma experiência agradável”. Tanto para ela quanto para Tadeu Marconato, gerente de canais digitais da Evertec + Sinqia, o principal desafio era criar a integração do aplicativo com as lojas da rede de varejo. “Conseguimos unir tudo em um canal, com o conceito omnichannel. Dessa forma, o usuário acompanha todo o seu processo de forma transparente e em tempo real”, destacou Marconato.

Nos próximos meses, a ferramenta deve contar com a IA para a análise dos documentos, o que aumentará a agilidade de todo o processo de liberação de crédito. O Magazine Luiza também pretende automatizar a contemplação para imóveis, mas sabe que será um passo desafiador. “O processo é um pouco diferente e mais complexo, portanto, exige mais segurança”, ressaltou a gerente do Consórcio Magalu. 

 

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