O e-commerce mundial deve chegar a um total transacionado de US$ 11,4 trilhões em 2029, um crescimento de 63% ante a expectativa de US$ 7 trilhões para o final de 2024. O dado é de uma análise da Juniper Research que credita o desenvolvimento do comércio eletrônico aos métodos de pagamentos alternativos (Alternative Methods of Payments ou APMs, no original em inglês), como carteiras digitais, pagamentos diretos aos comerciantes (P2M), além do ‘buy now, pay later’ (BNPL, ou crediário eletrônico).

Divulgado nesta terça-feira, 27, o estudo reforçou que a oferta de APMs cresceu substancialmente em mercados emergentes e, como efeito, os formatos alternativos começaram a ultrapassar os pagamentos via cartões de crédito nesses países.

Ou seja, a empresa de análise de mercado acredita que os meios de pagamentos eletrônicos, sem envolvimento do cartão, devem puxar a mudança de hábitos de compra no setor, uma vez que são mais inclusivos, em especial aos clientes desbancarizados em países emergentes. Portanto, os comerciantes devem considerar os APMs como estratégia-chave para alcançar novos usuários e/ou novos mercados.

“À medida que os provedores de pagamentos (PSPs) fornecem mais APMs, a oferta adequada de opções de pagamento no carrinho do consumidor final será vital para melhorar as taxas de conversão de vendas”, comenta trecho da pesquisa, ao afirmar que os PSPs podem aprimorar a satisfação dos clientes ao adaptar as conversões de compra para individualização (geográfica e demográfica) do cliente por meio de parcerias com empresas locais de pagamento.

Transações no e-commerce

Considerando suas informações a partir de 54,7 mil data points de 60 países, a Juniper prevê que 70% das 360 bilhões de transações realizadas no e-commerce serão via APMs em cinco anos.

Paralelamente, a companhia acredita que as empresas de e-commerce vão investir em melhorias para o delivery ficar mais viável aos consumidores, de forma que traga mais valor ao e-commerce.

Ilustração: Nik Neves