O aplicativo Pardal Móvel (Android, iOS), da Justiça Eleitoral, já recebeu mais de 15.186 denúncias de propaganda eleitoral irregular desde o dia 16 de agosto, quando foi lançado. O número representa uma denúncia por minuto. Os dados se referem às 19h10 desta terça-feira, 27.

Cerca de metade desses relatos (7.793) envolvem candidatos ao cargo de vereador.

Os estados com os maiores números de ocorrências são, até o momento, São Paulo (3.052), Pernambuco (1.692), Minas Gerais (1.663), e Rio Grande do Sul (1.338).

Conheça o Pardal

O app do TSE pode ser baixado por qualquer pessoa gratuitamente. Nele, é possível informar à Justiça Eleitoral uma irregularidade na propaganda das eleições municipais de 2024, ou seja, de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Nesta nova versão para as eleições municipais, o canal recebe denúncias de marketing eleitoral inadequado na Internet, além dos que são veiculados nas ruas. Além disso, passou a ter os botões “prosseguir” e “encerrar” para facilitar a continuidade da denúncia por parte do usuário.

O eleitor também passa a ter acesso ao conteúdo que indica o que é e o que não é permitido por lei. Somente em 2022, foram relatadas mais de 53 mil irregularidades.