A TIM vai prover letramento sobre inteligência artificial para todos os seus 10 mil colaboradores. A operadora lançou há duas semanas uma iniciativa chamada AI Academy, que consiste em um conjunto de cursos, workshops e trilhas, que partem de uma base comum e depois aprofundam o conhecimento de acordo com a área de atuação dos funcionários. O treinamento intensivo já começou e dura até o começo de 2025, mas o conteúdo seguirá disponível depois para os novos colaboradores que entrarem na empresa. As aulas foram desenvolvidas por vários parceiros, como FIAP, Alura, Google, Microsoft e Exame.

“Um dos nossos pilares é evoluir as pessoas, além do negócio. As pessoas são o motor de inovação. Independentemente da área, acreditamos que a IA vai impactar o dia a dia de 100% dos nossos colaboradores. Apesar de algumas áreas se aprofundarem mais no conhecimento técnico de IA, todos precisam entender o que essa tecnologia significa, seu potencial e como pode afetar seu dia a dia”, explica a CIO da operadora, Auana Mattar, em conversa com Mobile Time.

A live de lançamento do projeto para os funcionários bateu recorde de audiência na história da operadora, o que revela o interesse pelo tema. E o retorno positivo já começa a aparecer, com relatos de funcionários que estão repensando processos internos agora com apoio de IA, conta a CIO.

Casos de uso de inteligência artificial na TIM

A TIM já utiliza IA em áreas como atendimento e manutenção de redes. Mas há casos de uso em potencial em todas áreas, inclusive naquelas de suporte ao negócio, como a jurídica e a financeira, com sumarização de textos e avaliação de contratos, por exemplo.

“Se antes levávamos alguns dias para avaliar contratos e dar pareceres, agora podemos fazer em alguns minutos. Isso desbloqueia a produtividade. Com as mesmas pessoas é possível fazer mais e melhor”, afirma Mattar.

Em marketing, a gestão de campanhas online também pode ser beneficiada com IA generativa. Na área de vendas, a IA pode analisar o mapa de calor com o deslocamento de clientes dentro de lojas e ajudar no reposicionamento de produtos, exemplifica a CIO.

Comitê de IA

A iniciativa da IA Academy faz parte de uma estratégia macro da TIM em torno de inteligência artificial. Tão logo começou o alvoroço mundial decorrente do ChatGPT, a operadora criou um comitê interno, liderado pela CIO e com a participação do alto escalão da empresa, para discutir como utilizar a tecnologia, incluindo a definição dos seus limites.

“Conseguimos alinhar a estratégia de IA com aquela de negócios da TIM. Criamos processos para desbloquear com velocidade essa tecnologia e gerar valor para a companhia”, resume a executiva.