Levantamento mundial realizado pela varejista online japonesa Rakuten com consumidores que utilizam a internet para fazer compras aponta que apenas 9% dos brasileiros usam dispositivos móveis para adquirir produtos online. O estudo revela que os consumidores do sudeste asiático são quase duas vezes mais propensos a fazer compras por meio de dispositivos móveis do que os de países ocidentais. A prova disso é que 15% dos indonésios e 13% dos tailandeses disseram estar satisfeitos com as compras online feitas por meio de seus aparelhos, contra apenas 8% dos americanos e 8%, dos britânicos.
Segundo o relatório, a principal motivação dos consumidores para fazer compras na internet usando um PC ou notebook, em vez de um dispositivo móvel, foi a percepção de uma "experiência de compra superior". Na Europa, os britânicos são os que mais se preocupam com a segurança em transações móveis, com 27% dos entrevistados afirmando que esta era o maior motivo de inquietação, ante 20% dos brasileiros e 14% dos italianos e japoneses.
Os tablets foram apontados como um fator decisivo a favor do mobile commerce, permitindo uma experiência de navegação mais rica e semelhante a de um PC. A pesquisa revela que a Tailândia foi o destaque na adoção de tablets para o m-commerce, sendo que 35% dos consumidores utilizam o equipamento nas transações online móveis, enquanto na Itália o percentual é de 18% e na América do Sul, particularmente no Brasil, 15%.
Com relação a propensão dos consumidores recomendarem um produto em redes sociais, os entrevistados brasileiros se mostraram engajados, sendo o terceiro país da pesquisa com a maior porcentagem (67%), ficando atrás apenas da Indonésia e Tailândia, com 80% e 70%, respectivamente.
Participaram da pesquisa, realizada em julho, mil pessoas que compraram algum produto pela internet nos últimos 12 meses, em 12 países: Brasil, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, Espanha, Taiwan, Tailândia, Reino Unido e EUA.