Ilustração de Cecília Marins

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

O marketplace do AliExpress (Android, iOS) apresentou uma parceria em logística com a Infracommerce para melhorar as entregas de comerciantes e marcas brasileiras. Feito em parceria com o braço de logística da varejista digital, Caniao, a solução oferece entrega nacional – exceto norte do País – e entrega no mesmo dia (“same day delivery”, no original em inglês).

Batizada de Full-Commerce, a solução ainda tem integração de ERP, taxa de comissionamento a partir de 5%, custo a partir de R$ 6 para envio do frete e valores fixos para envios a qualquer localidade do Brasil, a “Tarifa Única”. De acordo com Yusuf Ibli, diretor de operações da AliExpress no Brasil, a parceria busca reduzir a necessidade de gestão de vendas dos comerciantes, como lidar com as diversas geografias e diferentes taxas estaduais. O executivo acredita que a sua plataforma logística “pode dar flexibilidade”, em especial pelo pacote único.

Ibli explica ainda que a parceria com Infracommerce é um “termômetro” para a AliExpress considerar esse modelo em outros mercados em que a companhia atua. Hoje, o marketplace chinês tem presença em mais de 200 países.

“Agora, os sellers poderão chegar com preço competitivo. Para o comprador o tempo de entrega diminui e os descontos aumentam”, disse o diretor de operações. “Nós precisávamos fazer com que marcas e comerciantes tivessem acesso ao consumidor”, completou.

11.11

O lançamento do Full Commerce chega junto com a promoção 11.11, o dia do solteiro chinês e principal data da AliExpress, com US$ 84 bilhões de receita de vendas globais em 2021. Briza Bueno, diretora da companhia para as Américas, explicou que haverá produtos com até 90% de desconto entre os dias 1 e 11 de novembro.

Bueno explicou que o aumento de dias busca atrair mais consumidores e aumentar a venda dos lojistas, dentro e fora do País. Nas vendas cross-border, a companhia amplia de 8 para 12 voos semanais trazendo mercadorias do exterior para o consumidor brasileiro, o dobro comparado com a campanha de 2021.

A companhia também aposta no live commerce para incrementar as vendas. Para isso, tem investido em ajustes em sua plataforma interna de transmissão de vídeos ao vivo e vídeos curtos: “O live commerce ainda está iniciando no Brasil e pode evoluir muito no futuro”, disse a executiva.

 

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