Samir Decio Thiago MediaTekDay MT HM

Executivos da MediaTek, da esq. para dir.: Samir Vani; Décio Farias; Thiago Souza (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

O Wi-Fi é uma das grandes apostas da Mediatek, ao lado do 5G, afirmou Samir Vani, diretor de negócios da companhia na América Latina, durante o MediaTek Talks na última quarta-feira, 26: “A área de Wi-Fi é bastante importante para a empresa. Estamos apostando muito. Começamos a trabalhar mais neste setor em 2022 com um time dedicado na região [vide a contratação de Thiago Souza, como gerente de negócios]”, disse.

“Vamos acelerar em 2023. Queremos capturar mais participação e ter presença mais forte no Wi-Fi”, complementou Vani. “Queremos ter produtos em todos os setores, da entrada ao premium. Seguimos investindo no 4G. Da mesma maneira que no Wi-Fi 6 e 7, nós continuamos no Wi-Fi 5”, comparou ao dizer que é um trabalho de continuidade.

A aposta da empresa acontece pelas estimativas de rápida adoção global do Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7, comparado ao Wi-Fi 6. Citando dados da WFA, IDC e da própria Mediatek, o Wi-Fi 6 demorou três anos para chegar a um acumulado de 1 bilhão de dispositivos enviados ao mercado em 2021; o Wi-Fi 6E deve chegar ao primeiro bilhão neste ano; e o Wi-Fi 7 chegará aos 500 milhões de dispositivos enviados em 2024 e 1 bilhão em 2025.

Globalmente, a fornecedora deve entregar 600 milhões de chips Wi-Fi até o final de 2022. Entre seus clientes estão fabricantes de notebooks e handsets, de roteadores/CPEs, dispositivos conectados (IoT) e operadoras. Um quarto da receita da MediaTek é voltada para pesquisa em desenvolvimento em Wi-Fi.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!