Depois de abrir para Android e iOS o BBM, seu serviço gratuito de mensagens instantâneas, a BlackBerry agora revela como vai rentabilizá-lo: será através de mobile marketing. A empresa acaba de atualizar o app do BBM com uma ferramenta de criação de canais. A ideia é que marcas e celebridades criem canais oficiais para se relacionar com seus consumidores dentro da plataforma BBM, que conta hoje com mais de 90 milhões de usuários (70 milhões com smartphones BlackBerry e 20 milhões com Android e iOS). O BBM Channels, como foi batizado, está disponível na nova versão do aplicativo para os sistemas operacionais Blackberry 5 ou superior e BlackBerry 10. A atualização para Android e iOS virá nos próximos dias.
Qualquer pessoa ou empresa que tenha um PIN de identificação do BBM poderá criar canais temáticos e gerenciá-los, publicando notícias, fotos e links que aparecerão na timeline de todo mundo que resolver seguir aquele canal. A divulgação de um canal poderá ser feita promovendo seu PIN único ou um QR code, que podem constar em mídias físicas ou digitais, como Twitter, Facebook ou um app da marca. Também será possível enviar convites patrocinados para uma base segmentada de usuários BBM, assim como exibir posts patrocinados, tal como acontece hoje em outras redes sociais e mecanismos de busca. Haverá ainda uma página central do BBM Channels, onde a BlackBerry realizará um rodízio de canais em destaque. A criação de um canal será gratuita. A divulgação dentro da plataforma é que será paga.
Dentro de cada canal, as marcas poderão realizar ações de marketing, como ofertas exclusivas para uma base segmentada de seguidores, ou promoções por tempo ou por quantidade limitada de produtos. Para gerenciar o conteúdo dos canais, a BlackBerry oferece um console na web que fornece estatísticas e dados demográficos dos visitantes.
A empresa aposta que o sucesso do mobile marketing no BBM virá do engajamento dos seus usuários: 90% deles enviam mensagens pelo menos uma vez por semana. "A BBM é a rede social das pessoas que eu conheço. Só é permitido o contato se eu mando meu PIN e a outra pessoa aceita. É uma rede social bem controlada", explica Adriano Lino, gerente de comunicação corporativa da BlackBerry no Brasil.
Vale lembrar que recentemente a BlackBerry foi dividida em unidades de negócios. Uma delas é dedicada a serviços de mensagens, na qual se inclui o BBM.