O aplicativo móvel da Netshoes (Android, iOS) agora consegue identificar pela câmera do smartphone modelos de roupas esportivas e de suplementos alimentares, além de calçados. Basta fotografar um item desejado para que o app verifique um banco de dados na nuvem e leve o usuário para a página de compra daquele item ou de algum parecido na Netshoes.
Até bem pouco tempo, a empresa oferecia essa funcionalidade limitada a calçados e em um app separado, chamado Netshoes Click. Agora, a ferramenta foi incorporada ao app principal da marca e passa a abranger roupas e suplementos alimentares. A solução de reconhecimento de imagem foi desenvolvida pela brasileira VTX.
Para divulgar a novidade, a Netshoes está realizando uma campanha com 50 vitrines virtuais instaladas em estações de metrô e aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Nelas são apresentados diversos produtos à venda na Netshoes e o consumidor é estimulado a fotografá-los com o app, para reconhecimento automático. Trata-se de uma ação parecida com outra realizada pelo supermercado Tesco na Coreia do Sul e que virou um case mundialmente conhecido alguns anos atrás.