Em um setor como o de tecnologia móvel, com tantos números astronômicos publicados diariamente, é raro encontrar um executivo que não se deixe iludir com o próprio desempenho da sua empresa. Um desses casos raros parece ser o do fundador e CEO do aplicativo de mensagens instantâneas Kik, Ted Livingston. O Kik acabou de ultrapassar a marca de 200 milhões de usuários registrados, mas Livingston minimizou o feito no blog oficial da empresa.

"O número de usuários registrados é um estatística interessante, mas, para ser honesto, já esperávamos que seria um número alto. O Kik está no top 20 de apps gratuitos nos EUA tanto na App Store quanto na Google Play, então, não é surpresa que muitos curiosos baixem o app para ver do que se trata e depois o abandonem", escreveu.

Livingston não divulga o número de usuários ativos por mês (MAU, na sigla em inglês), porque tampouco enxerga essa métrica como a melhor para medir o sucesso de um app: "Outras companhias fazem grande estardalhaço ao divulgar seu MAU, mas a gente entende que essa sigla deveria ser para "usuários com uso mínimo". É uma métrica tão fácil de ser manipulada que a torna insignificante. Por exemplo, você pode aumentar drasticamente o MAU simplesmente enviando uma notificação desejando boas festas e computando como usuário ativo todos aqueles que abrirem a mensagem."

O fundador do Kik prefere monitorar a popularidade do seu app pelo tempo que as pessoas gastam dentro dele. Para tanto, encomendou uma pesquisa que indica que os usuários do Kik passam em média 35 minutos dentro do app a cada sessão, contra 37 do Facebook e 27 do Instagram. Por semana, o tempo médio das pessoas com o Kik é de 97 minutos, contra 42 do Snapchat, 40 do Viber e 21 do Facebook Messenger.

 

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