A OpenAI lançou nesta terça-feira, 28, uma versão customizada do aplicativo ChatGPT para o governo norte-americano. Batizado como ChatGPT Gov, o app é destinado para agências reguladoras nos Estados Unidos acessarem a versão mais recente dos modelos de inteligência artificial generativa da companhia, mas customizada para funcionários públicos. Além disso, executivos de comando (CIOs e gerentes de TI, por exemplo) podem utilizar um console para administrar os acessos.

Entre as funções que estão disponíveis para os funcionários públicos estão:

  • Salvar e compartilhar conversas no ambiente de trabalho;
  • Fazer upload de arquivos de textos e imagens;
  • Uso do modelo GPT-4o para resumo e interpretação de texto, além de usar para codificar, interpretar imagens e resolver questões matemáticas.

A integração é feita por meio do Microsoft Azure por meio do serviço Azure OpenAI.

Até então, o acesso dos empregados do governo à plataforma era feito por meio de sua versão empresarial, o ChatGPT Enterprise. De acordo com a companhia, desde 2024, 90 mil usuários das esferas federal, estadual e local (cidade e condado) dos EUA trocaram 18 milhões de mensagens no enterprise.

Entre as agências do governo que usam atualmente o ChatGPT Enterprise estão: Laboratório da Força Aérea; Laboratório Nacional de Los Alamos; Escritório de Tradução Empresarial de Minessota; estado da Pensilvânia.

Sentiu

Em seu perfil no LinkedIn, o CPO da OpenAI, Kevin Weil, afirmou que dar o acesso à tecnologia para o setor público, em especial ao governo federal dos EUA, é crucial para manter a liderança global do país na IA. “Nós vemos enorme potencial para essas ferramentas suportarem o setor público e atacar problemas complexos – de melhoria na saúde pública até fortalecer a infraestrutura da segurança nacional”, completou com um emoji da bandeira norte-americana.

O lançamento e posicionamento em prol dos EUA surge um dia após a plataforma da empresa chinesa DeepSeek balançar o mercado norte-americano da IA generativa ao ultrapassar o ChatGPT nas lojas de apps da Apple nos EUA e na China. Como resultado, as ações de empresas ligadas ao movimento da IA tiveram queda acentuada no pregão na última segunda-feira, 27, assim como os índices da Nasdaq conectados ao tema.

Nesta terça-feira, 28, um levantamento feito por Mobile Time usando do AppMagic confirmou que o DeepSeek assumiu a liderança global na App Store.

Vale lembrar que os efeitos financeiros do DeepSeek na OpenAI não podem ser medidos, uma vez que a OpenAI não é uma empresa listada em nenhuma bolsa de valores no momento.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!