A Telefónica apresentou uma plataforma que possibilita às empresas criar e customizar assistentes virtuais com inteligência artificial generativa para resolver questões complexas, realizar tarefas repetitivas e otimizar processos internos. Batizada como Telefónica Tech GenAI Platform, a solução foi feita por meio de uma parceria da Altostratus com a Telefónica Tech, braço de tecnologia da operadora.

O seu intuito é popularizar o uso da IA generativa nas empresas ao promover o atendimento ao cliente e antecipar tendências com análise de dados para aumentar a produtividade em áreas-chave, como recursos humanos e finanças, em organizações de qualquer tamanho e de diferentes níveis técnicos.

Com uma interface intuitiva e clara, o serviço permite acesso às versões mais avançadas de grandes modelos de linguagem (LLMs) e o seu mecanismo de construção é no formato plug & play, o que permite fácil implementação. Agnóstica, a plataforma de IA generativa da Telefónica pode ser conectada com diferentes hyperscalers por meio de APIs.

Plataforma da Telefónica é agnóstica

Os LLMs disponíveis na plataforma da operadora são multimodais (de open source e proprietários) e podem ser comparados em termos de custo, desempenho e latência, além de ter ferramentas em tempo real.

A operadora ressaltou que a plataforma está em conformidade com o regulamento de inteligência artificial da Europa e está preparada para ser adaptada a regulações de outros países e mercados.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!