No Brasil, poucas empresas estão usando QR codes em campanhas de mobile marketing. No exterior, contudo, essa ferramenta aparece por toda parte. A ação de maior sucesso na história da Scanbuy, desenvolvedora do leitor Scanlife, aconteceu nos EUA no ano passado, em uma parceria entre a rede de fast food mexicana Taco Bell e a MTV. Em seis semanas foram registradas 431 mil leituras do QR code da campanha, impresso em embalagens de lanches. Ao todo, foram 375 mil usuários únicos, dos quais 57 mil acessaram mais de uma vez o conteúdo. O case foi apresentado pela Taco Bell e pela Scanbuy durante painel sobre o uso de mobilidade por varejistas, no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta terça-feira, 28.
"Somos uma marca que gosta de explorar novidades", relatou Ronalee Zarate, executiva da Taco Bell. O QR code da campanha levava o usuário para um site móvel com conteúdo relacionado ao Video Music Awards, prêmio de música da MTV. A página foi desenhada e era alimentada pelo próprio canal de TV. "As duas empresas focam no público jovem", explicou Ronalee. Cada usuário ficou em média 3,89 minutos no site, o que é considerado um tempo relativamente alto. Cerca de 50% dos acessos foram feitos de smartphones Android e 42% de iPhones. BlackBerry e Windows Mobile/Windows Phone responderam por 4% cada.
A Taco Bell ficou tão satisfeita com o resultado que prepara uma nova campanha com QR Codes, a ser lançada na semana que vem nos EUA. Será relacionada à venda de tortilhas.