A maioria absoluta dos usuários que baixa aplicativos do tipo freemium tenta evitar a todo custo ter que pagar pelo conteúdo adicional (ou progresso menos lento nos games), os chamados In-App Purchases (IAP).Os que acabam adquirindo esses pacotes são muito poucos, apenas 0,15% da base total, mas respondem por 50% do total de receitas mensais com IAP dentre todas as categorias de aplicativos móveis, de acordo da empresa de pesquisas para conteúdo móvel californiana Swrve divulgado nesta semana.
O levantamento diz que 1,5% dos usuários mensalmente ativos realizaram uma compra dentro dos apps no mês pesquisado. Por outro lado, 50% das receitas são graças a 10% das pessoas que têm o hábito de gastar com IAP. Essa participação cai para 0,15% se considerar a base total de usuários de aplicativos móveis.
Pouco menos da metade (49%) realizam apenas uma compra por mês, enquanto 13% fazem cinco ou mais transações. Segundo a Swrve, um número “significativo" de atividade de IAP acontece nas primeiras 24 horas de jogatina do game. Entre os que realizam a compra, o tempo médio para realizar uma segunda transação cai para 1h40. Dos que fazem as aquisições nos apps, 53% voltam a comprar dentro de 14 dias e 13,7% realizam mais do que quatro IAPs nesse mesmo período.
Ainda de acordo com a pesquisa, o preço médio do IAP é de US$ 5,94. A maioria (67%) das compras é entre US$ 1 e US$ 5, mas essas contribuem com apenas 27% das receitas. Compras acima de US$ 50 contribuem para 9% de todas as receitas. Acima desse valor, a contribuição também é de 9%, mas representam somente 0,7% de todas as IAPs.
A Swrve realizou uma pesquisa com acesso a dados de 10 milhões de usuários pela própria rede da empresa. O levantamento foi feito com base no mês de janeiro deste ano.