Em seu estudo The Flash Report, a Criteo, empresa de tecnologia para commerce marketing, revela que 37% das reservas de viagens no Brasil são realizadas em dispositivos móveis, sendo 34% somente de smartphones. Os 3% restantes são os tablets. Isso representa um crescimento de 117% em relação ao ano anterior. Já as compras via desktop representam 63% do total. No entanto, a taxa de conversão em aplicativos é cinco vezes maior do que na web móvel e o dobro se comparada aos desktops.

“É difícil dizer quando o celular vai superar o desktop, mas o crescimento constante das reservas móveis, juntamente com o fato de que o celular agora representa 48% do total de transações on-line na América Latina pode ser um indicador de que os primeiros consumidores mobile-first de hoje podem liderar o caminho”, analisa o diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina Alessander Firmino.

Para Firmino, a diferença entre a taxa de conversão dos aplicativos e da web móvel continua crescendo e deverá aumentar mais. “Os aplicativos, de forma geral, são ferramentas eficientes para fomentar a relação com o consumidor, além de oferecer uma melhor experiência para o usuário. Quando falamos do setor de turismo isso é ainda mais verdadeiro. As pessoas investem tempo em planejar o próximo destino para suas férias. Uma empresa que tem um aplicativo com ferramentas que ajudam o viajante nessa decisão está um passo à frente de empresas que só possuem o site responsivo. A maioria das agências de viagens e empresas que ainda não possuem aplicativos precisam se preparar para esse novo momento de mercado”, explica o diretor geral da Criteo.

Outro ponto de destaque da pesquisa é sobre os viajantes que procuram ofertas de última hora e estadias noturnas. De acordo com a análise da Criteo, eles estão impulsionando o aumento das reservas realizadas via celulares. A compra de viagens de fim de semana por impulso já representam 89% do tráfego de reserva desse tipo.

Para Firmino, os números que envolvem celulares no Brasil ajudam o usuário de dispositivos móveis para consumir. “Como o Brasil tem mais celulares do que pessoas (de acordo com a Anatel, o País terminou 2017 com 236,5 milhões de celulares) e o País possui o maior mercado de Internet móvel da América Latina, podemos dizer que o brasileiro já se adaptou aos dispositivos móveis. Na América Latina como um todo, a adoção de smartphones e 4G continua a crescer e, embora seu mercado de comércio eletrônico seja ainda menor do que os outros, as vendas online do varejo deverão crescer drasticamente na região. Em geral, os dispositivos móveis estão ganhando força e vieram para ficar”, resume.

Estratégia cross-device

Para a Criteo, as empresas de turismo deverão adotar uma estratégia cross-device para atingir com mais eficiência os consumidores. O relatório aponta o crescimento do segmento mobile e mostra a importância dos aplicativos no cenário atual. “Mas não é só o último clique que conta. O caminho de compras não pode ser analisado somente por dispositivo porque a jornada do consumidor é mais complexa. Por exemplo, as empresas de viagem têm um terço (32%) das reservas feitas via mobile precedidas de um clique em um dispositivo diferente, o que demonstra a importância da colaboração de dados para melhorar o desempenho. Ter uma boa estratégia vale não só para empresas do setor de turismo, como para o varejo de uma forma geral”, explica Firmino.

Metodologia

O relatório Criteo Travel Insights do quarto trimestre de 2017 é baseado na análise de três bilhões de reservas ao longo do ano, de mais de 1.800 anunciantes de viagens. Os dados individuais de pesquisa e reserva de 59 países foram avaliados para fornecer uma imagem global dos hábitos de reserva de viagem.

Os produtos “de viagem” podem ser passagens e hotéis, mas também fazem parte da análise apartamentos, automóveis, cruzeiros, deslocamento aéreo, por terra e trilhos, pacotes e atividades.

 

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