Tradicionalmente, no quarto e último dia do congresso MWC, em Barcelona, há um painel com algumas startups inovadoras escolhidas a dedo pela GSMA. Desta vez, a organização do evento convidou quatro, classificadas como “os próximos unicórnios”. Duas delas criaram soluções relacionadas com imagens: Light e Picasso Labs.
A Light desenvolve circuitos para processamento de imagens com várias câmeras simultaneamente. A ideia é que devices como smartphones possam ter múltiplas câmeras com diferentes aberturas e ângulos para capturar a mesma imagem de diferentes formas para depois trabalhá-las com software para a construção de uma única fotografia de melhor qualidade. Um primeiro smartphone com essa tecnologia foi lançado no MWC19, o Nokia 9 Pureview, que tem cinco câmeras. Outro exemplo é a câmera fotográfica L16, da própria Light, com nada menos que 16 lentes. Dave Grannan, CEO da startup, prevê que sua tecnologia poderia servir também para medir melhor espaços e a profundidade de campo nas imagens capturadas, o que poderia servir a aplicações variadas, desde carros conectados até assistentes pessoais.
A Picasso Labs, por sua vez, utiliza inteligência artificial e reconhecimento de imagem para registrar metadados em imagens de publicidade digital. Isso permite verificar se um anúncio está atendendo a determinadas requisições da marca, assim como associar certos metadados com o desempenho da campanha. A solução consegue identifica se a imagem do anúncio contém pessoas; se há mulheres ou homens; se há um rosto identificável; se a logomarca está presente; entre dezenas de outras variáveis.
“O ser humano processa uma imagem 16 mil vezes mais rápido que um texto. Reagimos às imagens antes mesmo de entendê-las”, comentou a CEO e fundadora da Picasso Labs, Anastasia Leng, para justificar a importância de prover mais conhecimento e análise imagética sobre a publicidade digital.
Outras startups
As outras duas startups selecionadas para se apresentarem no auditório principal do MWC19 foram MessageBird e Sparrho. A primeira oferece uma plataforma de comunicação como serviço, para um relacionamento omnichannel entre marcas e consumidores. A segunda tem uma solução que mescla inteligência artificial e trabalho colaborativo de cientistas para traduzir conceitos e artigos científicos para o cidadão médio.