A Internet do futuro não será apenas visual e sonora, mas será capaz de transmitir os demais sentidos, como tato, paladar e olfato. É o que acredita a operadora japonesa DoCoMo, que vem trabalhando em uma série de protótipos com esse propósito. No Mobile World Congress 2024, realizado nesta semana em Barcelona, a companhia apresentou uma máquina capaz de transmitir sabores.

A solução, criada em parceria com o laboratório Miyashita da Escola Interdisciplinar de Ciências Matemáticas da Universidade de Meiji, primeiro analisa a sensibilidade do paladar de cada pessoa, a partir das respostas a um questionário com 25 perguntas. Com isso, a máquina consegue reproduzir o gosto que cada pessoa sente diante de determinado sabor.

A máquina mistura 20 diferentes bases líquidas para construir um sabor levando em conta os cinco gostos básicos que somos capazes de sentir: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Na demonstração no MWC24, a máquina procura transmitir para um adulto como uma criança de cinco anos sente o sabor de uma sopa de tomate. No caso, seria uma criança que não estava preparada para o sabor da sopa e, por isso, não gostou dela. A máquina constroi o que seria um sabor equivalente em estranhamento para o participante, levando em conta seu paladar individual, após o questionário ser respondido.

docomo2

Mapa da sensibilidade do paladar gerado a partir do questionário individual do participante no experimento

Human Augmentation Platform

A operadora está mais avançada em soluções para a transmissão do tato. A ideia já havia sido apresentada na edição do ano passado do MWC, e desta vez e DoCoMo trouxe uma aplicação nova com essa tecnologia: brincar com um cachorro virtual. O usuário veste um óculos de realidade virtual e sensores nos dedos. Ele se vê em um ambiente com um cachorro. Ao fazer carinho ou oferecer brinquedos virtuais para o animal, os sensores nos dedos transmitem a sensação do tato. Mobile Time publicou um vídeo dessa demonstração em seu canal no WhatsApp.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!