A gravadora Biscoito Fino lançou em parceria com a Mobilevel Comunicações o aplicativo de iPhone oficial da cantora Maria Bethânia, No aplicativo, há uma rádio exclusiva com grandes sucessos da cantora, um catálogo de músicas que estão à venda no iTunes, além de fotos e informações sobre sua biografia. O novo disco da artista, "Oásis de Bethânia", está incluído no acervo da rádio e suas músicas podem ser compradas no iTunes por dentro do app. O álbum está em segundo lugar entre os mais vendidos do iTunes Brasil, atrás apenas do último disco da popstar norte-americana Madonna.

O app marca um novo passo na parceria entre a Mobilevel e Biscoito Fino, iniciada no final de 2011, com a criação da Rádio Biscoito Fino. Toda a plataforma de software foi desenvolvida pela Mobilevel, com a gravadora fornecendo o conteúdo. “Optamos por começar pela Maria Bethânia pelo fato de ser uma artista consagrada, que está lançando seu disco de número 50. A partir da recepção a esse projeto, conseguiremos levantar melhor as perspectivas de mercado e as possibilidades de ganhos a partir daí”, disse Emerson Frossard, sócio-diretor da Mobilevel.

Em termos de modelo de negócio, a Biscoito Fino ganha por meio dos downloads de canções no iTunes: o app da cantora (que é disponibilizado gratuitamente na App Store) tem um link que leva à loja virtual, permitindo-se a compra das músicas em catálogo. “A navegação é toda grátis, assim como a audição das músicas na rádio. Mas sempre que o ouvinte ouvir uma música e quiser comprá-la, poderá clicar em um link que o levará direto ao iTunes”, explica Frossard.

Da parte da Mobilevel, ainda não houve ganhos financeiros imediatos, à exceção de um banner comercial inserido no aplicativo. Por ora, a empresa opera com o objetivo de investir em um projeto que vem dando visibilidade à sua marca, e que deve começar a ser rentabilizado em um futuro próximo.

Segundo Frossard, a empresa já tem conversas em andamento com a própria Biscoito Fino e com outras gravadoras para novos projetos semelhantes. A ideia é cobrar um valor fixo por projeto, ao invés de ganhar em cima de percentuais de downloads.

A princípio, o app está disponível apenas para o sistema iOS, em razão de a Apple já ter um padrão de comércio de músicas estabelecido no Brasil, por meio de sua loja iTunes. Mas em breve deve ser lançada uma versão para Android. “Tão logo a Google defina um padrão para a venda de músicas no país, nós lançaremos a versão para Android”, disse.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!