Somente em fevereiro, 1,7 mil vagas de emprego do setor eletroeletrônico foram fechadas, de acordo com dados divulgados nesta segunda, 28, pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e levantados com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). Segundo a entidade, é o pior desempenho de um mês de fevereiro desde 2009, quando foram fechados 5,7 mil vagas. Atualmente, o setor conta com 245,5 mil postos de trabalho, mesmo patamar de março de 2007.

Somando os dois primeiros meses de 2016, já foram 2,5 mil vagas extintas. No acumulado de 12 meses, foram 48,7 mil postos de trabalho a menos, o que representa um recuo de 16,5% sobre o total. A Abinee afirma que este é o 13º mês seguido em que o nível de emprego no setor apresenta queda: em março do ano passado, a indústria contava com 292.547 empregados. Somente em dezembro, foram mais de 8 mil desligamentos, apesar de janeiro de 2016 ter registrado o menor saldo negativo do período: 748 postos fechados. Confira na tabela abaixado, fornecida pela Abinee.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!