A Algar Telecom passa a oferecer a seus clientes de varejo e micro e pequenas empresas o serviço Smart-Fi, que pretende aprimorar a performance do Wi-Fi. Na oferta, estão embutidos o equipamento, com diferentes opções para cada tipo de imóvel, e a assistência técnica. A ideia é que a solução otimize a distribuição do sinal, aprimore a experiência durante seu uso e ainda prepara o ambiente para a Internet das Coisas (IoT).
Para atender diferentes imóveis, são oferecidos três tipos de equipamentos. O primeiro deles é o modelo Básico, que utiliza um roteador para ampliar o sinal em imóveis com até 80 m² de área construída; há ainda o Plus, que inclui extensor powerline para espalhar o sinal pela rede elétrica em locais com até 120 m², afetados por interferências de outras frequências wi-fi; e o Premium, indicado para residências e MPEs com mais de 120m² e dois pavimentos. Entre as opções está a tecnologia Mesh, cuja característica é controlar a distribuição da conexão da rede conforme necessidades do cliente, além de disponibilizar aplicativo que permite priorizar dispositivos, controlar acessos e emitir relatórios de utilização.
O Smart-Fi já foi lançado em 13 cidades das regiões Sul e Sudeste e clientes com planos de 10 Mbps ou mais podem adquiri-lo. A compra do equipamento pode ser parcelada em até 24 vezes e é cobrada uma taxa mensal pela assistência técnica. Os preços não foram divulgados.
Para o futuro, a Algar vai aperfeiçoar o serviço para incluir o monitoramento das redes e aplicação de analytics.