Uma meia capaz de detectar úlceras causadas pela diabetes. É o que promete o vestível da empresa Siren Care. A meia é produzida com Neurofabric, tecido que conta com microssensores praticamente invisíveis para detectar mudanças de temperatura dos pés, um sinal de possíveis úlceras na região.
Os dados são transmitidos da meia para o aplicativo e, lá, o usuário pode monitorar os dados. Quando uma lesão é detectada pelo vestível, uma notificação de push aparece no monitor do celular do usuário.
A ideia nasceu quando sua cofundadora Ran Ma trabalhava no crescimento da biomassa para recuperar a pele danificada, na Universidade Northwestern. Naquele momento, começou a aprender como tratar os pés de pessoas com diabetes e pensou em fazer um vestível que pudesse rastrear e prevenir lesões.
Tanto os pacientes com diabetes tipo 1 e quanto os de tipo 2 estão propensos a inchaço dos pés, entre outros problemas que podem levar à infecção ou até mesmo à amputação do pé, se não tratados logo no início. A detecção precoce é crucial para evitar complicações sérias, e as cofundadoras Ran Ma e Veronica Tran acreditam que sensores embutidos são a solução.
Interessados assinam uma mensalidade de US$ 19,95 por mês e recebem cinco pares de meias. A cada seis meses, um novo pacote com também cinco pares é enviado.