Huawei

A Huawei apresentou seu resultado financeiro de 2021 com um aumento de 76% no lucro líquido, passando de 64,6 bilhões de yuans em 2020 para 113,7 bilhões de yuans (US$ 18 bilhões de dólares, com base na corretagem de 31 de janeiro, US$ 1 para 6,3 yuan) em 2021. A companhia credita esse resultado à eficiência operacional e investimentos em tecnologia, ante às dificuldades que enfrenta com as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos.

“Nos últimos três anos o nosso objetivo foi o mesmo – sobreviver com sustentabilidade. As mudanças de fatores externos não causaram mudanças na nossa visão ou missão. Todos esses desafios e dificuldades nos deixaram mais fortes”, escreveu em carta aos acionistas o presidente do conselho da Huawei, Liang Hua.

O lucro operacional saltou de 72 bilhões de yuans para 121 bilhões de yuans (US$ 19 bilhões), alta de 68%. Por sua vez, a receita teve queda de 891 bilhões para 637 bilhões de yuans (US$ 100 bilhões).

De acordo com o CEO rotativo, Guo Ping, a Huawei aproveitou a crise na empresa para investir mais em tecnologia. Apenas em 2021, 142 bilhões de yuans (US$ 22 bilhões) foram investidos em pesquisa e desenvolvimento, 22,5% da receita anual.

Na divisão por área de negócio, consumo e operadoras foram as mais afetadas. Em consumo, o recuo foi de 50%, de 483 bilhões para 243 bilhões de yuans (US$ 38 bilhões); e em operadoras a queda foi de 7%, de 302 bilhões para 281 bilhões de yuans (US$ 44 bilhões). Por sua vez, a área de negócios para empresas cresceu 2%, de 100 bilhões para 102 bilhões de yuans (US$ 16 bilhões).

Por região, os ganhos da fornecedora tiveram queda de dois dígitos em todas as regiões onde atua. A mais forte foi na própria China, 31%, com 413 bilhões de yuans ante 597 bilhões em 2020 (US$ 95 bilhões). Nas Américas, o recuo foi de 26%, de 39,5 bilhões de yuans para 30 bilhões de yuans (US$ 4,7 bilhões).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!