Na carona do lançamento do aplicativo de delivery Valeu (Android, iOS), a prefeitura do Rio de Janeiro apresentou os últimos números de seu app voltado para competir com as grandes plataformas de transporte individual, o Táxi.Rio (Android, iOS). Ao todo, a solução possui 37 mil taxistas cadastrados (em torno de 70% da frota carioca), foram realizadas 1,1 milhão de viagens em 2021 de um total de 12 milhões de corridas solicitadas – sendo 2,6 milhões apenas no mês de dezembro. O tíquete médio por corrida no ano passado foi de R$ 17 e a média de desconto dada pelo taxista foi de 34,6%. De acordo com os números da prefeitura, os profissionais do amarelinho carioca arrecadaram um total de R$ 115 milhões.
Segundo Pedro Paulo Carvalho, secretário de Fazenda e Planejamento da prefeitura do Rio, o Táxi.Rio é um sucesso em seu modelo. Ele já foi levado, inclusive, para uma série de outras cidades brasileiras, como São Paulo e Maceió, além dos municípios fluminenses de Araruama, Maricá, Niterói e São João do Meriti. Ao todo, são mais de 65 cidades que estudam sua implementação. E, entre as cidades interessadas, está Bogotá, na Colômbia.
A ideia do Táxi.Rio nasceu em 2015, no momento em que a Uber chegava à cidade e ao País. Dois anos depois, a empresa de tecnologia da prefeitura carioca, IplanRio, lançou a primeira versão do app, uma plataforma um pouco diferente das demais por fazer com que o taxista estipule o valor do desconto, que pode chegar a 40%.
Em entrevista para o jornal alemão Der Spiegel, Carvalho disse que o Táxi.Rio teria entre 30% e 40% de fatia do mercado de viagens na capital fluminense e ainda estaria em expansão.
A proposta, assim como a do Valeu, é tentar tornar um pouco mais justos os ganhos dos cerca motoristas de táxi que circulam pelo Rio de Janeiro.
De acordo com pesquisa recente da Mobicity feita com 1,1 mil brasileiros em dezembro de 2021, e encomendada pelo aplicativo Vah (Android, iOS), 38% dos usuários de serviços de transportes estão redescobrindo o táxi como meio de transporte. E, no próprio app do Vah, é possível notar a mudança de comportamento do consumidor. Antes da pandemia, 92% das corridas eram com carros particulares e apenas 8% com apps de táxi (Wappa, 99 e diversas cooperativas). Agora, os carros respondem por 75% e os táxis, por 25%.
Como forma de tentar trazer os taxistas para sua plataforma, a Uber, desde 2020, tem em São Paulo e em outras cidades, a opção de categoria Uber Táxi, um indicativo da importância desse modal.